Giovan Battista Carpi nasceu na cidade de Gênova, na Itália, em 16 de Novembro de 1927.
Tendo estudado desenho na "Accademia di Belle Arti di Genova" (Academia de Belas Artes de Gênova) e estagiado com o pintor Giacomo Picollo, iniciou sua vida profissional na revista semanal, "Faville", em 1945, aos 18 anos. Dois anos depois, em 1947, já conseguiu publicar sua primeira história de própria autoria: "Celestino no Centro da Terra".
Carpi só foi começar sua carreira como Desenhista Disney em 1953 - aos 26 anos - quando foi contratado pela Editora Mondadori, que detinha os direitos dos quadrinhos Disney na Itália, e de onde nunca mais saiu.
Giovan Battista desenvolveu muitos trabalhos próprios, paralelamente à sua produção Disney, a qual abarcou muitas histórias - inclusive com elaboração de roteiros - com as turmas de Mickey e de Donald.
Por ter sido sempre considerado como o Primeiro Mestre Disney Italiano, foi para ele um terrível fardo ser escalado para desenhar a capa alusiva à morte de Walt Disney em 15 de Dezembro de 1966. No entanto, essa capa (da revista "Era") tornou-se memorável.
Giovan Battista Carpi nunca se aposentou. Morreu trabalhando, deixando inclusive algumas histórias em quadrinhos inacabadas. Durante sua longa e produtiva carreira recebeu muitos prêmios, sendo os mais importantes: o "Prêmio para o Cartoon Candide" de 1951, o "Prêmio de Melhor Cartunista" de 1991, o "Prêmio Capa de Prata" de 1992 e o "Prêmio Yellow Kid" de 1995. Ele também foi laureado com um título de "Doutor Honoris Causa" em Ciência da Educação, concedido pela Universidade de Bolonha em 1997, quando completou 70 anos de vida e 52 anos de profissão.
Em 1988 - aos 61 anos - Carpi foi nomeado Diretor da "Accademia Disney" (escola criada por ele para ser um local de formação de Desenhistas Disney), cargo que ocupou até sua morte em 8 de Março de 1999, com 72 anos, ocorrida na mesma cidade onde nasceu.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo