Luis Destuet era argentino! E pouco mais se consegue descobrir sobre ele. Não se sabe em que cidade nasceu e nem quando. Também não se sabe se já morreu e nem quando. Sabe-se apenas que seu último trabalho Disney conhecido é do ano de 1956. Mais nada!
No entanto, sua importância para nós - leitores e fãs das HQs Disney no Brasil - é enorme. Sobretudo por ele ter produzido várias capas das primeiras edições da Revista Pato Donald da Editora Abril, principalmente a da publicação Número 1, de julho de 1950.
Ele começou a desenhar histórias com os personagens Disney nos anos 1940. Na Argentina ele desenhou para a revista "El Pato Donald" (vide Arqueopatologia) de 1945 até os anos 1960.
Para a Editora Abril, do Brasil, ele desenhou capas e histórias nos anos 1950, principalmente com Zé Carioca e com Donald.
Nessa mesma década foi contratada por Victor Civita, proprietário da Editora Abril, para ensinar os primeiros artistas nacionais a fazer histórias em quadrinhos.
Dessa forma, Destuet foi professor dos Mestres: Jorge Kato e Álvaro de Moya, entre outros.
Nos anos 1960, Luis Destuet iniciou sua própria produção de quadrinhos com os seus personagens "Trabucu y Trinquete", enquanto fazia suas últimas contribuições nas HQs Disney, nos anos 1963 e 1964.
Destuet foi o primeiro Mestre Disney sul-americano!
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo