James Fletcher nasceu em 9 de janeiro de 1930, em Illinois, e foi um dos artistas clássicos da Disney nos anos 60.
A partir de 1962, Fletcher desenhou inúmeras histórias com o Pato Donald para os Estúdios Disney, mas também desenhou o Mickey, Tico e Teco, Coelho Quincas e muitas histórias com a Maga Patalójika e Madame Min. Fletcher utilizou bastante, também, os personagens Melodia, Pato Eurico e Vovó Patalójika em suas histórias.
Entre as principais histórias de Fletcher, podemos citar "The Good Earth", história de estréia do Pato Eurico, inédita no Brasil, "O Piquenique das Ursadas", primeira história da Melodia (sobrinha da Minnie), ambas em 1964. Em 1966, Fletcher desenhou "O Super-Feitiço da Vovó Patalójika", primeira história da avó da Maga, e "A New Kind of Hex", primeira do bruxinho Tantã, inédita no Brasil. No ano seguinte, Fletcher desenhou "O Sucesso Social", estréia da bruxinha Perereca (também conhecida no Brasil como Magali).
Entre outras pérolas de Fletcher, podemos mencionar "O Dono da Lua", "Reformar não é Destruir", "A Imagem do Pão-Duro", "O Super-Detetive", "O Eremita do Vale", "A Mina Perdida", "Duas Bruxas Contra um Quaquilionário", "O Monstro dos Bobos", "O Conto da Televisão", "Robin Coelho e seus Arqueiros sem Arco", "O Diamante do Rajá", "A Roupa Nova do Rei", "Tio Patinhas na Mansão onde Dois é Muito", "Bebê Patinhas", "O Pote de Ouro do Duende", "O Príncipe Encantado" e "Praga de 7 Anos".
Seus quadrinhos podem ser identificados pelo modo como desenhava as suíças do Tio Patinhas: elas pareciam sair de um ponto único das bochechas.
Jim Fletcher faleceu em 14 de dezembro de 2004, em Sherman Oaks, Califórnia.
Pesquisa, Tradução e Montagem
Paulo Ricardo Abade Montenegro
Colecionador e Especialista em Gibis