Daniel Jan Jippes, conhecido como Daan Jippes, nasceu na cidade de Amsterdam, na Holanda, em 14 de Outubro de 1945.
Sendo natural da mesma terra que produziu artistas como Rembrandt, Vermmer, Mondrian e Van Gogh, Jippes nasceu com um dom natural e por isso nunca precisou frequentar nenhuma escola de arte ou desenho, tendo desenvolvido seu talento sozinho.
Iniciou sua vida profissional em 1963 - aos 18 anos - em uma revista escolar e logo foi produzir capas e gags para a revista "Pep" até 1972, quando - aos 27 anos - começou a criar histórias Disney, permanecendo nesse trabalho por 8 anos.
À partir de 1980, Daan diversificou seu trabalho nos Estúdios Disney acumulando sua produção de tiras de jornais de Mickey e Donald, tanto diárias, quanto semanais (além de elaborar a adaptação para os quadrinhos do filme "Uma Cilada Para Roger Rabbit"), com o trabalho em longas produções de desenho animado, como: "O Caldeirão Mágico" (1984), "Bernardo e Bianca na Terra dos Cangurus" (1990), "A Bela e a Fera" (1991) e "Aladim" (1992). Entre 1985 e 1990, ele produziu inúmeras capas de revistas Disney para a Editora Gladstone.
Na década de 1990, Jippes também trabalhou em animações para a TV, tais como: "Rei Leão 2", "Pocahontas 2" e "Era Uma Vez no Natal do Mickey".
Merece destaque em sua produção - ainda na década de 1990 - os seus quadrinhos com os personagens Huguinho, Zézinho e Luisinho (sobrinhos de Donald) em seus "alter egos" de Escoteiros Mirins, que foram versões de histórias roteirizadas por Carl Barks e originalmente desenhadas na década de 1970 por John Carey, Kay Wright e Tony Strobl. Tal "redesenho" desses quadrinhos ocorreu porque a Editora Egmont desejava republicar essas histórias para atrair um público mais jovem e Jippes foi eleito como a melhor opção, em vista de seu traço ser muito similar ao de Barks.
De 1999 a 2000, Daan foi diretor de arte do "Estúdio Jan Kruis" (muito famoso na Holanda) e de 2005 até os dias atuais ele vem produzindo as tiras de jornais do seu personagem "Havank".
Daan Jippes, no momento em que esta biografia está sendo escrita, está com 64 anos e continua produzindo quadrinhos.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo