Foto: Guedes (ESQ.), Primaggio (Centro), e Cesar Brito (DIR.) Comix (S.P.) março de 2010.
Primaggio, nasceu na Itália em janeiro de 1945 e começou a desenhar com, aproximadamente, seis anos apenas para imitar o irmão mais velho. Desde então, ele nunca mais parou.
Em 1954, quando estava com nove anos, mudou-se para o Brasil (Rio de Janeiro).
Em 1964, depois de um rápido curso de propaganda, (no Instituto Técnico Oberg - RJ) começou, na Rio Gráfica e Editora, retocando histórias em quadrinhos estrangeiras (como quase todo o desenhista de quadrinhos), além de ilustrar alguns anúncios e contos de faroeste .
Curiosamente, sua estréia nos quadrinhos se deu com um de seus ídolos de infância, Rocky Lane, um cowboy do cinema americano dos anos 40/50. De dezembro de 65 a janeiro de 68, Primaggio escreveu e desenhou oito histórias do cowboy.
Os parágrafos acima reproduzem o início da Biografia do Mestre Primaggio Mantovi, tal qual consta em seu site oficial. Reproduziremos abaixo, em forma de citação, somente os trechos referentes à sua produção com os personagens Disney - o nosso objetivo bem como aqueles de maior destaque.
Para quem quiser se inteirar de toda a longa carreira desse Mestre, fornecemos o endereço de seu site oficial:
< www.primaggio.kit.net >.
Prosseguindo:
...Ainda na Rio Gráfica, fez algumas ilustrações para as revistas Meia-Noite e Contos de Amor, mas sua grande chance veio por meio do Recruta Zero: devido a falta de material americano, a editora precisava de alguém que escrevesse e desenhasse as histórias do Recruta. Primaggio acabou assumindo a incumbência, passando, a partir de então, a trabalhar também com roteiros e desenhos humorísticos.
...Em 1970, depois de escrever e desenhar algumas histórias de Topo Gigio, passou à chefia do Departamento de Arte da Rio Gráfica e Editora. No mesmo ano, a editora promoveria um concurso interno para a criação de um personagem e o vencedor seria lançado em revista própria.
Primaggio vinha desenvolvendo, há algum tempo, um palhaço de nome Sacarrolha, inspirado na sua admiração pelo alegre e descontraído ambiente do circo, um tema universal, que vinha de encontro à sua convicção de que: "criar um personagem regional significa limitá-lo já no seu nascimento".
Sacarrolha acabou ganhando o concurso além de um contrato de três anos de publicação na Editora. O primeiro número da Revista Sacarrolha foi para as bancas em janeiro de 1972, com uma tiragem de 160.000 exemplares, atingindo uma venda de 130.000.
...No início de 1973, Primaggio foi convidado para trabalhar na Editora Abril, com a qual já colaborava há alguns meses, escrevendo e desenhando histórias em quadrinhos com os personagens de Walt Disney, seu maior inspirador.
Mudou-se então para São Paulo assumindo, na Editora Abril, o cargo de Coordenador do Centro de Criação. Sua tarefa era cuidar da Escolinha Disney (destinada a desenvolver novos talentos), sem, no entanto, deixar de criar histórias em quadrinhos com os personagens de Walt Disney e outros como: A Pantera cor-de-rosa, Os Herculóides e Zan.
...Em 1976, passou a coordenar o Setor de Revistas Nacionais da Editora Abril (responsável por Mônica, Cebolinha, Pelezinho, Cacá e Sua Turma e Gabola) e criou O Veterinário, (mais um personagem universal) para utilização exclusiva em tiras de jornal, publicado então, em cerca de 20 periódicos.
...No mesmo ano, o contrato do Sacarrolha com a Rio Gráfica terminou (após 36 edições) e Primaggio lançou o personagem na revista Diversões Juvenis da Editora Abril. Mas, como a periodicidade do Sacarrolha, na Abril, era quadrimestral, não durou mais do que um ano (quatro edições).
...Em janeiro de 1979, o autor foi incumbido de montar (sempre na Editora Abril), o Estúdio de Quadrinhos Disney, um departamento destinado a organizar e produzir modelos de personagens e manuais para auxiliar o trabalho dos desenhistas e roteiristas, além de desenvolver novos talentos e também, controlar a qualidade das histórias Disney produzidas no Brasil.
...Em 1984, o Estúdio de Quadrinhos deixou de cuidar apenas dos personagens de Walt Disney, acumulando à produção, histórias de personagens como: Luluzinha, Moranguinho, He-Man, Alegria, etc. Naquela época, Primaggio era responsável de uma produção de, aproximadamente, 300 páginas mensais.
...Em 1988, sempre na Editora Abril (agora Editora Abril Jovem), Primaggio passou à direção da Redação de Revistas Infantis, sem os personagens de Walt Disney. A partir de então, passou a criar e desenvolver histórias em quadrinhos com Os Trapalhões, Sérgio Mallandro, Gugu, He-Man, Luluzinha, entre outros.
Após participar do Congresso de Lucca (Itália, 1990), Primaggio fez uma breve colaboração, como roteirista, com a Walt Disney Company Italiana.
Em 1990, o autor passou a ministrar cursos, palestras e workshops, sobre criação de roteiros e personagens, técnicas e processamento de histórias e revistas em quadrinhos.
Em 1990 e 1991, a revista Os Trapalhões, produzida na redação de Primaggio, ganhou o prêmio HQ Mix de Melhor Revista Infantil. Em 1991, essa mesma redação, produziu Didi Volta para o Futuro, a primeira Graphic Novel Infantil totalmente nacional. No ano seguinte, Didi Volta, foi premiada em todas as categorias da área de quadrinhos, totalizando sete "estatuetas".
...Em agosto de 1993, Primaggio retornou à Redação Disney, como Diretor de Redação.
Em 1994, planejou a edição comemorativa 60 Anos do Pato Donald que receberia o prêmio HQ Mix, na categoria Melhor Lançamento. Ainda em 1994, Primaggio passou a cuidar, também, de outras publicações de quadrinhos infantis como: Pica-Pau, TV Colosso e Senninha.
Em Setembro de 1995, Primaggio foi aos Estados Unidos e conseguiu uma autorização, dos Estúdios Disney, para produzir no Brasil, histórias em quadrinhos com os personagens dos novos Clássicos de Animação, como: O Corcunda de Notre Dame e Hércules.
...Em 1997, Primaggio participou, na França, de um encontro com os produtores Disney do mundo todo. Como resultado, a Abril Jovem, firmou um contrato com a Dinamarca, para produzir, no Brasil, histórias em quadrinhos Disney, para uso naquele país.
Em Setembro de 1997, a crise das revistas em quadrinhos, no Brasil, chegou a seu ápice. Com isso, a Editora Abril Jovem, entrou em contenção de despesas e demitiu Primaggio e, praticamente, toda a equipe de criação do grupo.
Em outubro deste mesmo ano, Primaggio reuniu uma equipe para trabalhar com ele na Primaggio Grupo de Arte, começando uma breve produção de histórias em quadrinhos para a Disney Italy.
Em janeiro de 1998, a Abril Jovem convida Primaggio para desenhar as HQs baseadas no novo Clássico Disney, Mulan. O material produzido pela Primaggio Grupo de Arte, seria utilizado, posteriormente, na promoção Mc lanche Feliz, do grupo Mc Donald... curiosamente, sem os créditos do produtor.
Em janeiro de 1999, ainda para a Abril Jovem, o grupo desenhou as HQs, baseadas no novo clássico de Disney, Tarzan, assim como, uma série de histórias em quadrinhos com o personagem Zé Carioca.
...Em meados de 2000, Primaggio, pessoalmente, voltou a produzir para a Abril Jovem (novamente Editora Abril), alguns roteiros para HQs Disney e também para A Turma do Parque, com os personagens do Parque do Gugu, criados pelo desenhista Moacir Rodrigues.
...Em março de 2001, o grupo ilustrou livros didáticos para a Editora Lago, de Curitiba, e Primaggio desenvolveu, junto com a HGN (estúdio do animador, Haroldo Guimarães Neto), o universo de personagens do Projeto Tamar, para uso em quadrinhos e tiras de jornal.
Em meados do mesmo ano, Primaggio fechou contrato com a Via Lettera, para publicação de Luciano, um álbum em quadrinhos, com roteiro de Primaggio e desenhos de Fernando Bonini.
Em setembro do mesmo ano, o autor passou a traduzir (para a Editora Abril) as HQs italianas das revistas Disney e Witch e, paralelamente, começou a escrever o livro "100 Anos de Western", a ser lançado em 2003, ano do centenário do gênero. Em outubro, a Primaggio Grupo de Arte, produz para Franco Associados, a primeira edição de atividades do novo Sítio do Pica-pau Amarelo, da Editora Globo.
Ainda em 2003, o Grupo de Arte se dissolveu e Primaggio voltou à sua carreira "solo", na qual seguiu fazendo traduções para as histórias em quadrinhos italianas da Editora Abril e também para álbuns e tiras da Ópera Graphica Editora. Paralelamente, voltou a colaborar com a HGN, ora criando Story Board para o Projeto Tamar, ora escrevendo roteiros para comerciais.
Durante os meses de abril, maio e junho, o autor ministrou, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, o curso "Bastidores de um Gibi", destinado a ensinar o sistema utilizado pelas grandes editoras na produção de uma revista em quadrinhos.
Em 16 de agosto de 2003, Primaggio lançou "100 Anos de Western" e, no dia 6 de dezembro, "Curiosidades do Western", seu segundo livro, ambos com o selo da Ópera Graphica Editora.
Em janeiro de 2004, Primaggio começou a escrever um novo livro, desta vez sobre o lendário Walt Disney. No decorrer do mesmo ano realizou algumas palestras sobre Personagens e Roteiros de HQ, em geral, lançou o ('postergado'), álbum Luciano, pela Via Lettera e desenvolveu roteiros para HQs do Gato Bubba, da Chiclete Adams.
Em fevereiro de 2007, o autor interrompeu (provisoriamente) o livro sobre Disney para escrever "O Centenário de John Wayne", uma encomenda do desenhista/produtor/editor, Franco de Rosa. O livro foi lançado em dezembro do mesmo ano, sob o selo da Mythos Books.
Em setembro de 2008, Primaggio terminou de escrever o livro "Walt Disney - Quando os Sonhos se Tornam Realidade" e, com intuito de lançá-lo em 2009, no mesmo mês, deu início às negociações com uma editora.
Como vimos, o Mestre Primaggio com 64 anos no momento em que escrevemos este texto - continua produzindo livros, ministrando cursos, elaborando roteiros, etc.
Infelizmente, em função da crise mundial enfrentada pela arte sequencial no Século XXI, Primaggio Mantovi não está produzindo HQs Disney, mas nem por isso deixou de ser um dos principais Mestres Disney Brasileiros, ao qual prestamos nossa homenagem.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo