Guido Martina (roteirista) nasceu na Itália, na cidade de Carmagnola em 9 de fevereiro de 1906 e foi um dos mais prolixos roteiristas Disney do país da bota.
Formado em literatura e filosofia produziu filmes documentários em Paris de 1933 a 1938, quando foi contratado pela Editora Mondadori, aos 32 anos, primeiramente como tradutor das histórias Disney americanas.
Dez anos depois, no entanto, a partir de 1948 passou a produzir os seus próprios roteiros que seriam desenhados pelos melhores Mestres Disney italianos.
Martina escreveu histórias Disney até 1984, quando se aposentou aos 78 anos, sendo que durante as décadas de 1950 e 1960 ele foi considerado o principal roteirista Disney da Itália e na década de 1970 o mais importante criador e escritor de histórias com o Superpato, cujo alter ego é o Pato Donald. Também foi o introdutor da ideia de adaptar clássicos da literatura para os quadrinhos do Universo Disney.
Guido morreu aos 85 anos, no dia 6 de maio de 1991, na cidade de Roma, na Itália, mas seu legado permanece até hoje como um Grande Mestre Disney na criação de roteiros inesquecíveis.