Vivie Risto, cujo nome correto era Oscar Wilho Risto, nasceu na cidade de Terry, no Estado de Dakota do Sul, EUA, em primeiro de novembro de 1902. Ele era filho de imigrantes finlandeses.
Começou a trabalhar como quadrinista e ilustrador, filiado ao Associated Press Syndicate, em 1920, aos 18 anos de idade.
A partir daí estudou e se especializou em artes gráficas tendo cursado a Chouinard Art School de Los Angeles, a Academy of Fine Arts de Portland e a University of California, de Los Angeles.
Em 1930, com 28 anos de idade passou a trabalhar com desenhos animados. Iniciou essa carreira no Estúdio Max Fletcher, onde ficou até 1935, desenhando a personagem Betty Boop. Passou depois para os seguintes estúdios: TerryToons (de 1935 a 1938) e Warner Bros, (de 1938 a 1942).
Depois dessa experiência em animação, Risto, em 1942, já com 40 anos de idade, voltou a produzir quadrinhos, dessa vez para a Editora Western, desenhando principalmente os personagens de Walter Lantz (Pinguim Chilly Willy, etc.), da Warner Bros. (Coelho Pernalonga, etc.) e da Hanna-Barbera (Flintstones, etc.). Foi nessa fase que ele desenhou algumas histórias com os personagens Disney, especialmente o Bichinho Bucky e o Tio Patinhas, entre poucos outros.
Então, 22 anos depois, em 1964, já com 62 anos de idade, Vivie retornou para os desenhos animados, indo trabalhar no Estúdio Hanna-Barbera, onde ficou até 1979, quando se aposentou com 77 anos de idade.
Oscar Wilho Risto veio a falecer em Studio City, no Estado da Califórnia, em 23 de abril de 1981, aos 79 anos.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo