Lista de Mestres   Características do Mestre

Saidenberg, Ivan


Saidenberg, Ivan Ivan Saidenberg nasceu na cidade de Piracicaba (SP) em 12 de novembro de 1940.
Aos 20 anos de idade, em 1960, iniciou sua carreira nos quadrinhos, junto com seu irmão Luiz Saidenberg, fazendo HQs de terror e aventura para as editoras Outubro, La Selva, Taika e Penteado.
Como Luiz fazia as ilustrações, Ivan acabou especializando-se em argumentos e roteiros, embora também fosse desenhista, tanto que seus esboços (rough) ficaram conhecidos, dentro dos Estúdios Disney, pelo dinamismo e pela fluidez de movimentos dos personagens, muitas vezes perdidos no momento da passagem para o nanquim, exigindo atenção redobrada dos profissionais da arte-final.
Ele sempre foi considerado o melhor roteirista Disney brasileiro. Júlio de Andrade, outro excelente profissional dessa área, comentando sobre esse assunto, disse que Arthur Faria era mestre na condução do enredo, Gerson Borlotti tinha uma criatividade incrível, Paulo Paiva possuía um humor que só brasileiro tem, mas somente "Said" (como era carinhosamente chamado) tinha tudo isso junto. Ivan tinha também uma enorme capacidade de produção, criando facilmente cerca de 100 ótimas páginas por mês.
Com 30 anos de idade, em 1970, Ivan foi contratado pela Editora Abril para atuar na Redação Disney, onde ficou até 1985. Nesse período de 15 anos escreveu cerca de 1.000 roteiros utilizando quase todos os personagens da Galeria Disney.
Dessa época vale destacar a parceria que ele formou com o desenhista Renato Canini, de 1971 a 1978, rendendo aquelas que são consideradas por muitos as melhores histórias do Zé Carioca, moldando a alma do papagaio e incorporando elementos como o time de futebol da Vila Xurupita, os primos Zé Pampeiro, Zé Queijinho e Zé Jandaia, o Morcego Verde (identidade de Super-Herói do Zé Carioca), entre outros.
Outra parceria famosa ele formou com o desenhista Carlos Edgard Herrero, da qual surgiram o Pateta Olímpico, o Morcego Vermelho (identidade de Super-Herói do Peninha), o Pena Kid e seu Alazão de Pau, entre outros.
Fora da Editora Abril, "Said" escreveu centenas de roteiros para estúdios brasileiros, tais como "Turma do Pererê" de Ziraldo, "Turma do Lambe-Lambe" de Daniel Azulay e "Turma da Fofura" de Ely Barbosa, além de criar personagens próprios, como o piloto de corridas automobilísticas "Va-Va-Vum", publicado na Revista Crás e o "Rei Napo, o Leão" - sátira política ao governo do General João Batista Figueiredo - publicado no Jornal City News de Campinas.
De 1971 a 1988, Ivan morou na cidade de Campinas. Depois mudou-se para o Estado de Israel com sua família. Lá trabalhou ilustrando histórias infantis escritas por sua esposa Thereza, assim como proferindo palestras e participando de debates públicos sobre a situação da Palestina. Nessas oportunidades sempre ressaltava que judeus, palestinos e árabes viviam em harmonia no Brasil, principalmente na cidade de São Paulo. De sua estada em Israel também sobraram algumas más recordações, como por exemplo do dia em que sua filha Lucila passou bem perto de uma bomba, que havia sido descoberta e desativada pela polícia israelense pouco antes de sua passagem pela rodoviária central de Tel Aviv.
Recentemente, "Said" havia retornado ao Brasil, indo morar na cidade de Santos, mudando-se em seguida para o Guarujá - litoral do Estado de São Paulo - e também estava novamente colaborando com HQs da Editora Abril.
Infelizmente seu estado de saúde, que nunca havia sido muito bom e que piorou bastante nos últimos anos de sua vida, acabou cobrando seu preço.
Ivan Saidenberg faleceu no dia 30 de setembro de 2009 - uma quarta-feira - aos 68 anos de idade, vítima de complicações do diabetes e insuficiência arterial, na cidade de Guarujá.
Perdeu-se um grande Mestre Disney, um ser humano magnífico, assim como um fino humorista, que certa vez disse, segundo nos conta seu amigo e colega da Editora Abril, Paulo Maffia: "... sou judeu, meu povo que me perdoe, mas não consigo ficar longe de uma boa lingüiça de porco...".

Texto e pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.