Lista de Mestres   Características do Mestre

Ventura, Fernando


Ventura, Fernando Fernando Ventura nasceu na cidade de São Paulo no dia 23 de julho de 1980.
Desde pequeno seu pai lhe trazia revistas em quadrinhos, revistas de atividades e álbuns de figurinhas. Grande admirador da arte sequencial, ele mesmo nos diz que obrigava sua mãe a ler todos os "barulhos" (onomatopéias) das histórias. Assim, não é de admirar que tenha se alfabetizado com quadrinhos
Passou então a ler principalmente tudo de Disney e mais Pica-Pau, Alegria, Recruta Zero, Eli Barbosa e Turma da Mônica. Neste último exemplo, porém, quando Mauricio de Souza mudou-se para a Editora Globo (em 1987), Fernando - com somente sete anos - muito perspicaz, ao ver que o estilo dos roteiros das histórias e dos desenhos tinha se simplificado bastante, passou a não lê-los. Acredita-se que foi a partir daí que ele escolheu sua futura profissão.
Fernando Ventura estudou desenho e quadrinhos na "Escola Graphis", no Bairro de Santana, e depois na "Escola de Arte Igayara" (vide Mestre Waldyr Igayara de Souza), no Bairro do Tucuruvi. Formou-se como Design Gráfico, em 2001, com 21 anos, na então Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Posteriormente, na mesma instituição de ensino cursou Pós-Graduação Lato Sensu, também em Design Gráfico, quando apresentou a monografia intitulada "Zé Carioca no Traço de Canini - As Histórias em Quadrinhos Disney de Renato Canini", tornando-se assim, oficialmente, um Especialista em Quadrinhos Disney Nacionais.
Trabalhou para o "NW Studio", de Orlando Paes Filho, de 1999 (com 19 anos) a 2003 (com 23 anos), quando e onde criou suas primeiras histórias em quadrinhos Disney, atuando tanto como desenhista como também como roteirista. Esse estúdio era um dos principais produtores de quadrinhos Disney da Editora Abril e destacava-se pelo colorido diferenciado. Quando a produção Disney no Brasil encerrou-se em 2001, o estúdio se especializou na produção de "Style Guides" para grandes empresas.
Em 2002 aos 22 anos, Ventura apresentou 40 episódios do quadro "Lápis Mágico" do programa "Playhouse Disney", do "Disney Channel", onde ensinou a garotada a desenhar personagens Disney.
Atualmente é um dos coordenadores brasileiros do Projeto Inducks, pesquisando e creditando todo o material Disney produzido no Brasil.
Desde 2003 vem traduzindo e colorindo histórias Disney para a Editora Abril e outras editoras Disney licenciadas pelo mundo afora, tais como "Gemstone Publishing", "Egmont" e "Boom! Studios", para as quais tem colorido histórias clássicas.
Destacou-se em 2008 pelo resgate de uma série de "histórias de uma página" do personagem Zé Carioca, desenhadas pelo seu antigo professor Waldyr Igayara de Souza (falecido em 2002), sendo que muitas delas eram consideradas perdidas.
Fernando Ventura é um jovem Mestre Disney Nacional - no momento em que esta biografia está sendo escrita ele está com somente 31 anos de idade - com toda uma carreira pela frente, a qual nós temos certeza, será muito proveitosa. Sorte nossa que podemos contar ainda com muitas histórias sensacionais que serão - certamente - produzidas por esse desenhista/roteirista/colorista canhoto e muito inteligente.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.