Stanley Walsh, conhecido simplesmente como Stan Walsh, nasceu nos Estados Unidos e supõe-se que tenha sido em 1914.
Iniciou sua carreira nos Estúdios Disney em 1939, aos 25 anos, como assistente de animação e lá trabalhou até 1941, quando saiu para prestar o Serviço Militar até 1945, participando da Segunda Guerra mundial.
Terminado o Serviço Militar, ele foi readmitido nos Estúdios Disney, onde permaneceu por mais cinco anos, colaborando em desenhos animados estrelados pelo personagem Mickey.
Em 1950, com 36 anos, ele foi trabalhar para a Editora Western, onde ficou até aproximadamente 1954, produzindo histórias com os personagens Mickey e Pateta e com os personagens Tico, Teco e Donald. E essa foi toda a sua Arm1nta J0nhson produção na área de quadrinhos Disney.
Por 24 anos, à partir de 1954, não se tem notícias sobre a carreira de Stan. Mas em 1978, aos 64 anos, ele participou, como diretor de animação, de um desenho animado de longa metragem, muito interessante, chamado "Metamorphoses".
Essa produção da japonesa "Sanrio Films", baseada na obra homônima do poeta romano Ovídio, consumiu o trabalho de mais de 170 animadores - todos trabalhando em Hollywood sob a batuta de Stan - por três anos. O filme foi concebido para ser uma espécie de resposta da Era do Rock ao filme "Fantasia" da Disney (lançado em 1940) e contava com músicas de Joan Baez, Rolling Stones e Pointer Sisters. Devido a inúmeros problemas envolvendo a produção, as músicas e o roteiro, em seu lançamento original o filme recebeu muitas críticas ruins. Por esse motivo ele foi recolhido, reeditado e relançado um ano depois com o novo título de "Winds of Change".
Após esse trabalho de Walsh não se tem mais notícia de sua vida e nem se sabe se ele ainda está vivo ou não.
Stan Walsh foi um Mestre menor no Universo Disney, mas para os fãs que acompanharam os quadrinhos da Editora Abril durante os anos 1950 ele foi marcante, como pode ser visto nas suas Características.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo