Lista de Mestres   Características do Mestre

Wright, Bill


Wright, Bill William George Wright nasceu nos Estados Unidos em 4 de outubro de 1917.
Wright cursou o Los Angeles Art Center e o Los Angeles Technical Trade Institute e, em 1937, juntou-se aos Estúdios Disney. Um ano mais tarde foi designado para o Departamento de Tiras, a fim de auxiliar Ted Thwaites na arte-final das histórias do Mickey desenhadas por Floyd Gottfredson.

Thwaites deixou a Disney em 1940 e, por anos, Wright foi um dos principais arte-finalistas nas tiras diárias e dominicais do Mickey. A partir de 1943 ele também começou a desenhar as tiras dominicais do Mickey. Aliás, no Mickey está o forte da produção de Wright.
Entre as melhores histórias com o rato, podemos citar "O Fantasma Aguado", "O Vale dos Karetas", "O Aeroporto da Cidade-Fantasma", "Mickey na Ilha dos Homens Perdidos", "A Selva Mágica", "Mickey no Império Submarino", "O Tesouro do Rajá", "Os Desaparecidos", "O Ladrão Fantasma", "As Formigas Gigantes" e "O Mistério do Rio". Já com o Pateta, algumas das melhores histórias são "O Caso do Cofre Arrombado", "As Jóias Roubadas" e "Guarda-Costas Desastrado".
Bill Wright foi o responsável, ainda, pelo desenho da história de estréia do Gilberto (sem título, de 1954), inédita no Brasil.
O desenhista continuou trabalhando para a Disney até sua morte, desenhando páginas diárias com personagens como Banzé, Quincas e, é claro, o Mickey.

Bill Wright faleceu em 1984, em Los Angeles, Califórnia.

Pesquisa, Tradução e Montagem
Paulo Ricardo Abade Montenegro
Colecionador e Especialista em Gibis
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.