Aluir Amancio segue o estilo de vários outros Mestres Disney que atuaram na Editora Abril no final do Século XX quando o setor de produções de quadrinhos daquela empresa estava a todo vapor. Ele tem 196 histórias creditadas em seu nome. Abaixo seguem alguns exemplos:
“Foca, Eu?” (Revista Margarida – 1ª Série, no. 104, de 1990)
Neste primeiro exemplo podemos observar o traço caprichoso de Aluir e ainda o emprego de um recurso bem típico da época que é o desenho extrapolar os limites da moldura, como o pé da Margarida no primeiro quadrinho e seu cotovelo e sua mão no quarto quadrinho.
“A Vingança” (Revista Margarida – 1ª Série, no. 159, de 1992)
Aqui, numa história com Maga e Min, novamente se pode constatar o domínio de Aluir sobre a arte do desenho. Observe-se a perspectiva inusual do primeiro quadrinho e a limpeza do traço.
“Um Golpe Florido” (Revista Zé Carioca, no. 1.970, de 1993)
Acima um exemplo de história com os Irmãos Metralha, onde Amancio demonstra dominar o desenho de todo e qualquer personagem da Galeria Disney. Sem dúvida um Grande Mestre Brasileiro.
“O Rei Dos Caras-De-Pau” (Revista Zé Carioca, no. 1.894, de 1990)
E finalizando uma história no traço de Aluir Amancio com o personagem mais querido dos Mestre Disney Brasileiros, o Zé Carioca, que como não poderia deixar de ser enfoca o lado malandro do papagaio em um roteiro do, também Mestre, Arthur Faria Jr.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo