Onofrio "Brahms" Bramante, apelido "Brahms", é o mais "americano" dos Mestres Italianos. Isso porque, embora tenha trabalhado com vários roteiristas, ele só desenhou histórias de Mickey e Pateta, nas quais respeitava as características mais marcantes desses personagens: aventuras, viagens, investigações, etc.
"A Greve do Feiticeiro" (Revista Mickey, no. 146, de 1964).Observem o exemplo acima, com roteiro de Ennio Missaglia, uma das história mais marcantes de Mickey, dentre as publicadas no Brasil. Isso porque apareceu na primeira revista inteiramente colorida desse personagem em terras tupiniquins. Antes dessa edição (número 146) as primeiras e últimas histórias dessa revista eram publicadas nas cores vermelho, preto e branco.
"Os Fabricantes de Furacões" (Revista Mickey, no. 150, de 1965).Acima, outro exemplo significativo de Onofrio, com roteiro de Roberto Catalano. Nessa história detetivesca Pateta é confundido com um famoso cientista. Observem a semelhança com o estilo de Bill Wright, "aprendiz" de Gottfredson. Como nas páginas de Bill, o início da história mostra Mickey chegando na casa de Pateta.
"A Serpente do Ártico" (Revista Mickey, no. 151, de 1965).No exemplo acima, uma das melhores histórias de Bramante, não por acaso, com roteiro dele mesmo. Aventura no melhor estilo de Mickey e Pateta. Observem a qualidade do desenho do mar, com o navio cargueiro sofrendo o ataque das ondas bravias.
"Um Pateta Mais Leve Que o Ar" (Revista Tio Patinhas, no. 4, de 1964).Neste exemplo acima, uma história com caráter mais cômico, em roteiro de uma mulher: Renata Pfeiffer. Mais uma vez podemos observar a influência do traço de Gottfredson sobre o estilo de Onofrio.
"O Campeão Faixa-Preta" (Revista Tio Patinhas, no. 18, de 1967).Neste último exemplo acima, com roteiro de Pier Carpi, novamente a influência de Gottfredson, através de seu melhor aprendiz: Bill Wright. Observem a influência até no roteiro: Pateta é confundido com outro personagem. Afora isso, o traço é muitíssimo parecido com o de Bill Wright. Onofrio Bramante, para mim, é um dos, senão o melhor, Mestre Disney italiano.
Texto e Pesquisa
Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo