Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Brightman, Homer


Brightman, Homer
As histórias que marcaram a infância daqueles que cresceram lendo as revistas Disney-Abril tiveram, por trás dos desenhistas, roteiristas criativos (todos americanos nascidos na primeira metade do século XX), responsáveis por muitos dos sonhos e objetivos que nortearam as vidas dessas crianças de outrora.
Embora desconhecidos até agora, na verdade foram eles que expandiram a Galeria Disney criando novos personagens, criando personagens parentes dos já existentes e até criando vilões e inimigos inesquecíveis.
Também escreveram roteiros de histórias extremamente criativas, com muita ação, mistérios e comicidades, que marcaram várias gerações de leitores.
Esta introdução acima irá abrir o item de "Características" de todos os escritores e roteiristas das histórias em quadrinhos Disney, doravante aqui apresentados.

Homer Brightman é um deles. Entre outras atividades foi um dos parceiros - como roteirista - nas tiras de jornal de Donald, desenhadas pelo Mestre Al Taliaferro.

"Sem Título" (Revista Pato Donald, No. 1.234, de 1975). Aqui apresentamos um exemplo, dentre as tiras de jornal com roteiro de Homer e desenho do Mestre Al Taliaferro, estreladas por Donald, onde se pode constatar a veia cômica desse roteirista, explorando a característica de "pavio curto" do pato.

"Na Mansão Onde Dois É Muito" (Revista Pato Donald, No. 764, de 1966). Mais um roteiro cômico de Brightman, desta vez no traço tosco de Jim Fletcher, envolvendo as eternas disputas entre Tio Patinhas e seu rival Patacôncio.

"A Surpresa Do Sargento" (Revista Zé Carioca, No. 825, de 1967). Acima, um exemplo entre vários, de história do Zorro, com roteiro de Homer e desenho de Richard Moore. Trata-se de um roteiro inspirado na série televisiva desse famoso personagem. Observe-se sempre a comicidade dos textos de Brightman. Aqui, o Sargento Garcia, um personagem já engraçado por si só, é enganado por uma bela dama que na verdade é uma ladra.

"A Ilha Perdida" (Revista Mickey, No. 15, de 1953) ou "O Mistério Do Inventor" (Revista Mickey, No. 43, de 1956). Finalizando, uma história de aventura com roteiro de Homer Brightman, estrelada por Mickey e que apresenta duas curiosidades:
A primeira é ter sido publicada no Brasil duas vezes na Revista Mickey com um intervalo de apenas três anos e com nomes diferentes.
A segunda é ter sido desenhada por Don Christensen, na verdade muito mais conhecido pelos seus roteiros, como por exemplo, a famosa "Trilogia da P.I.", do que por seus desenhos. Na verdade, ao que consta, este é o único exemplo de seu traço.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.