Giovan Carpi ao longo de sua carreira sempre declarou que foi influenciado pelos traços de Carl Barks (vide Características de Carl Barks), de Al Taliaferro (vide Características de Al Taliaferro) e de Floyd Gottfredson (vide Características de Floyd Gottfredson). No entanto, com o tempo ele desenvolveu um estilo próprio que, por sua vez, veio a influenciar muitos outros desenhistas Disney italianos.
No Brasil, Carpi figura ao lado de Onofrio Bramante como um dos Mestres Disney italianos que mais marcaram as primeiras gerações de fãs, aquelas que viram o surgimento da Revista Tio Patinhas, um dos maiores sucessos nacionais.
"Os 10.000 Aspiradores de Pó" (Revista Tio Patinhas, no. 10, de 1966). Nesta primeira história acima, com roteiro de Rodolfo Cimino, uma história com os Patos enfrentando os Metralhas, onde já se pode ver o início do surgimento do estilo próprio de Carpi. Observe-se os Metralhas bem diferentes do seu aspecto no traço de Barks.
"O Fantasma do Castelo Sinistro" (Revista Tio Patinhas, no. 22, de 1967). Neste outro exemplo, com roteiro de Giampaolo Barosso, uma de suas melhores histórias com Pateta, lembrando um pouco o estilo de Gottfredson (vide Características de Gottfredson). Observe-se o quadrinho inicial repleto de detalhes.
"O Natal Movimentado" (Revista Tio Patinhas, no. 29, de 1967). Acima, mais uma história com roteiro de Giampaolo Barosso, com Mickey e sua turma em um tema natalino bem americano. Observe-se que neste exemplo já transparece um estilo próprio de Carpi que viria a se tornar uma espécie de "marca italiana".
"Quem Trabalha no Museu Não Faz Cêra" (Revista Tio Patinhas, no. 61, de 1970). Aqui, uma história com roteiro desconhecido, com o personagem Superpateta, onde pode-se observar a técnica apurada de Carpi, em especial nas perspectivas apresentadas.
"As Medalhas do Grande Chefe" (Revista Almanaque Disney, no. 296, de 1996). Neste exemplo acima, uma história dos Escoteiros Mirins, no traço já bem característico de Giovan Battista. Neste caso o roteiro foi de Guido Martina, um excelente profissional que viria a formar uma parceria muito produtiva com Carpi. Observe-se a típica composição super criativa da página inicial.
"Os Papiros de Pah-Tih-Nhas" (Revista Almanaque Disney, no. 38, de 1974). Mais um exemplo de história com roteiro de Guido Martina. Neste caso, trata-se de um dos episódios da famosa saga "História e Glória da Dinastia Pato" que Carpi produziu alternando-se com Romano Scarpa (vide Características de Romano Scarpa). Além do episódio acima, "Os Papiros de Pah-Tih-Nhas", Giovan Battista também desenhou: "Ave, César Pateticus" e "O Grande Toureiro".
"O Rival do Superpato" (Revista Pato Donald, no. 2.070, de 1995). Acima, um exemplo de história com um personagem criado por Giovan Battista Carpi: o Superpato (alter ego de Donald) neste caso com roteiro de Bruno Concina. Observe-se o traço já bem próprio e livre de qualquer influência.
"A Coroa de Luz" (Revista Edição de Luxo, no. 8, de 1992). E por fim, uma história com roteiro e desenho de Carpi onde pode-se apreciar sua arte por inteiro. Observe-se a perspectiva perfeita e o caprichado detalhamento do quadrinho inicial, o qual ocupa a página inteira. Uma inovação de Giovan Battista que inspiraria muitos outros Mestres Disney italianos.
Texto e pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Apoio técnico: Cláudio Jurischka
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