Euclides Miyaura, durante sua longa e produtiva carreira na Editora Abril, elaborou e teve publicadas, acima de 500 histórias com os personagens Disney.
Apresentaremos alguns exemplos dessa obra, onde poderemos observar sua técnica.
"O Boneco da Sorte" (Revista Pato Donald, no. 1.198, de 1974). Aqui, um primeiro exemplo de história com os Patos, em roteiro de Ivan Saidenberg, produzida no início da carreira do "Chin". Pode-se observar como ele apresenta em seu traço as influências recebidas dos Mestres, que na época, compunham a equipe da "Escolinha Disney".
"Um Entregador Sob Encomenda" (Revista Pato Donald, no. 1.200, de 1974). Acima, mais um exemplo de história com roteiro de Ivan Saidenberg. Desta vez com o Peninha, personagem muito utilizado nas produções dos anos 1970. Observe-se que nessa história o desenho de Euclides pode ser facilmente confundido com o de Carlos Herrero (vide Características de Carlos Herrero). De acordo com o próprio "Chin": "...meus desenhos iniciais pareciam com as artes do Herrero por que ele era o melhor desenhista Disney brasileiro da época. Era o modelo a ser seguido pelos iniciantes...".
"A Boa Ação do Pateta" (Revista Zé Carioca, no. 1.351, de 1977). Um exemplo de história com o Pateta, em roteiro do competente Júlio de Andrade, onde pode-se ver que Miyaura domina todos os estilos e personagens da galeria Disney. Observe-se a profundidade do quadrinho inicial.
"O Teste da Captura" (Revista Tio Patinhas, no. 147, de 1977). Neste exemplo acima - com roteiro de autoria desconhecida - uma história com Huguinho, Zezinho e Luizinho, em suas aventuras como Escoteiros-Mirins. Euclides Miyaura mostra aqui que tem categoria para ultrapassar Kay Wright (vide Características de Kay Wright) ou qualquer outro que desenhe esse tipo de história. Observe-se a perspectiva muito bem elaborada do último quadrinho da página.
"O Capitão Besouro" (Revista Peninha (1ª. Série), no. 3, de 1982). Neste próximo exemplo, também com roteiro de autoria desconhecida, pode-se observar como Euclides já começa a apresentar um estilo pessoal bem característico. Observe-se isso, principalmente, nas figuras dos personagens coadjuvantes. Deve-se assinalar que Miyaura se especializou mais em desenhar histórias, deixando a elaboração dos roteiros - dos quais ele escreveu bem poucos - para outros colaboradores.
"Coisas do Amor" (Revista Zé Carioca, no. 1.837, de 1988). Aqui, uma história com o personagem Zé Carioca, em mais um exemplo onde não se sabe quem foi o autor do roteiro, e onde o "Chin" demonstra sua arte. Observe-se a árvore do quadrinhos inicial, o pé do Zé saindo da margem do quarto quadrinho e a engraçada careta do papagaio mais famoso do Brasil, no último quadrinho da página. Excelente demonstração do seu domínio da Arte Sequencial.
"Capa - Trocando As Bolas" (Revista Almanaque Disney, no. 248, de 1992); "Capa - Os Veteranos do Klondike" (Revista Almanaque Disney, no. 250, de 1992); "Capa - Uma Aventura na Patangônia" (Revista Almanaque Disney, no. 251, de 1992). Além das histórias em quadrinhos, Miyaura também desenhou capas para várias revistas, no período compreendido entre o início da década de 1990 e meados do ano 2000. Acima três exemplos de capas da revista "Almanaque Disney", produzidas por ele, onde pode-se ver, pela ordem, Donald & Sobrinhos, Tio Patinhas e Mickey & Pateta, além de outras pequenas aparições, onde fica demonstrado seu domínio de toda a Galeria Disney.
"Abelhas de Guarda" (Revista Zé Carioca, no. 1.850, de 1989). E finalmente, com roteiro de Arthur Faria Jr., a história com Zé Carioca, que recebeu o Prêmio Abril de Jornalismo de "Melhor Desenho Nacional", em 1990. Observando a qualidade e apuro do traço percebe-se a justeza da premiação.
Euclides Miyaura - o "Chin" - é, sem dúvida, um dos mais destacados Mestres Disney Nacionais. Ele viveu uma Era de Ouro das Histórias Disney no Brasil e colaborou, com sua produção, para que assim fosse.
Finalizando, e reforçando o que acima foi dito, uma curiosidade daquele tempo, nas palavras do próprio Euclides:
"Em 1973, quando entrei na Escolinha Disney, eu era o mais jovem integrante da Redação Disney, com apenas 14 anos. Naquele tempo, as revistas Disney eram o "carro chefe" da Editora Abril, com vendas muito superiores às da revista Veja (quem diria!). Certa vez fui enviado à gráfica para entregar um material ao encarregado de impressão e fui recebido como "moleque". Quando o encarregado soube que eu era da prestigiada Redação Disney, passou a me tratar como "senhor"(!!!!)."
Bons tempos!!!!
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Apoio Técnico: Cláudio Jurischka
EsquiloScans Admnistrator