Massimo De Vita pode ser considerado como um genuíno Mestre Disney italiano. Diferente de seu pai, Pier Lorenzo, as influências de Massimo foram baseadas em Romano Scarpa.
"Os Azares De Um Apressado" (Revista Pato Donald, no. 776, de 1966). Nesta primeira história acima, com roteiro de Giampaolo Barosso e Abramo Barosso, uma história cômica com Donald, tendo um final inusitado e, diferente do que foi dito no início desta página, mostrando uma influência maior de Onofrio Bramante.
"As Maquinações de Maquinisto" (Revista Almanaque Disney, no. 54, de 1975). Já neste outro exemplo, com roteiro também de Giampaolo Barosso e Abramo Barosso uma história com Mickey, Pateta e Esqualidus, onde já se pode notar a influência de Scarpa.
"O Totem Cantador" (Revista Tio Patinhas, no. 107, de 1974). Acima, uma história com os patos, em roteiro de Rodolfo Cimino. Observe-se que neste exemplo já transparece um estilo tipo Scarpa/Cavazzano, bem ao gosto italiano.
"O Castelo Das Três Torres" (Revista Almanaque Disney, no. 129, de 1982). Aqui, uma história com roteiro de Guido Martina, utilizando um personagem criado por Giovan Carpi - o Superpato - em mais uma influência bem italiana sobre Massimo.
"A Fonte Da Beleza" (Revista Almanaque Disney, no. 307, de 1997). Neste exemplo acima, uma história com roteiro de Bruno Sarda, utilizando um personagem de autoria do próprio Massimo de Vita: Indiana Pateta, inspirado no personagem criado por Steven Spielberg para o cinema... Indiana Jones.
"O Segredo De Napoleão" (Revista Clássicos da Literatura Disney, no. 9, de 2010). Finalizando, um exemplo de história com roteiro de Bruno Concina, abordando um tema histórico: por que Napoleão sempre aparece com a mão dentro do paletó? Embora essa história tenha sido publicada no Brasil dentro das edições comemorativas de 60 anos da revista Pato Donald, em 2010, foi produzida originalmente em 1985 e ilustra bem o estilo "Scarpiano" de Massimo. Nela, figura o seu personagem, Professor Zapotec, uma espécie de Professor Pardal italiano que criou uma Máquina do Tempo, recurso muito utilizado em diversas histórias.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Apoio Operacional: Cláudio Jurischka