Lista de Mestres   Biografia do Mestre

De Vita, Píer Lorenzo


De Vita, Píer Lorenzo
Pier Lorenzo De Vita sofreu claramente a influência de Giovan Carpi e Onofrio Bramante em seu estilo de desenho. Em outras palavras, ele faz parte - juntamente com os outros dois Mestres Disney italianos citados acima - daqueles primeiros desenhistas do "País da Bota" que se influenciaram primordialmente pelos Mestres Disney americanos originais, tais como Barks, Gottfredson e Taliaferro.
Interessante observar que quando ele começou a desenhar histórias Disney (1955), contava com 46 anos de idade, enquanto que Onofrio tinha 31 e Carpi 28. Embora mais velho, acabou influenciado pelos mais novos, que neste quesito eram mais experientes.
No Brasil, ele pode figurar ao lado de Onofrio Bramante e Giovan Carpi como um dos Mestres Disney italianos que marcaram as primeiras gerações de fãs, aquelas que viram o surgimento da Revista Tio Patinhas - um dos maiores sucessos nacionais - e da revista Almanaque Disney, outro grande sucesso editorial.

"Trilhões Em Órbita" (Revista Tio Patinhas, no. 23, de 1967). Neste primeiro exemplo acima, com roteiro de Rodolfo Cimino, uma história com Tio Patinhas, onde se pode ver a influência "relativa" de Bramante.

"A Rosa Prateada" (Revista Almanaque Disney, no. 1, de 1970). Neste outro exemplo, com roteiro de Pier Carpi, uma história com Branca-de-Neve, onde mais uma vez observamos o estilo "Carpiano" de Pier Lorenzo. Note-se o quadrinho inicial que ocupa a página inteira (uma característica dos italianos) e o fato de ser uma HQ que fez parte do primeiro número de uma publicação histórica brasileira: Almanaque Disney.

"Os Três Mosqueteiros" (Revista Clássicos da Literatura Disney, no. 1, de 2010) e "Odisséia" (Revista Clássicos da Literatura Disney, no. 5, de 2010). E por fim, duas histórias com roteiro de Guido Martina, adaptando clássicos da Literatura mundial para o universo dos patos. Embora tenham sido publicadas no Brasil dentro das edições comemorativas de 60 anos da revista Pato Donald, em 2010, foram produzidas, a primeira em 1957 e a segunda em 1961. Nessas histórias observa-se, no estilo de Pier Lorenzo, tudo aquilo que já foi citado acima.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Apoio Operacional: Cláudio Jurischka
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.