Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Diaz, Jaime


Diaz, Jaime
Jaime Diaz, produziu muitas histórias Disney durante as décadas de 1970 e 1980. Porém, como ele tinha um estúdio de produção... o "Jaime Diaz Studio"... e não creditava o nome do desenhista da história, só podemos apresentar esse trabalho como um todo.
Em histórias onde o roteirista não é apresentado, deduz-se que o roteiro seja do próprio Jaime, que tinha também essa vocação.

"O CASO DOS ESQUILOS SEM CASA" (Revista Almanaque Disney, no. 66, de 1976). Neste primeiro exemplo acima, com roteiro supostamente do próprio Diaz, uma história de Tico e Teco. Observe-se o desenho bem feito, porém sem uma característica notável o que denota o trabalho coletivo do estúdio.

"TICO E TECO ENCONTRAM GINA ESQUILOBRÍGIDA" (Revista Tio Patinhas, no. 137, de 1976). Mais um exemplo de história com Tico e Teco, produzida pelo estúdio de Jaime. Observe-se a adaptação da esquilinha Zizi (aqui chamada de Gina), pseudo namorada da dupla de esquilos, criada por Paul Murry, numa adaptação de Diaz. O estilo de desenho é pasteurizado e indefinido, embora de qualidade.

"OS PROBLEMAS DE CLARABELA" (Revista Tio Patinhas, no. 139, de 1977). Aqui neste exemplo, uma história estrelada por Clarabela, normalmente uma personagem apenas coadjuvante. Neste caso, Minie - a usual estrela - é que é a coadjuvante. Uma inovação do estúdio de Jaime Diaz, com roteiro de Ed Nofziger. Neste caso o estilo do desenho lembra a dupla Mike Arens e Phil De Lara (vide Características de Mike Arens e Características de Phil De Lara).

"POR CONTA DE UM CHAPÉU" (Revista Tio Patinhas, no. 141, de 1977). Acima, um primeiro exemplo de uma história com o personagem Pateta, que posteriormente viria a se tornar o maior ícone do "Jaime Diaz Studio". Neste caso, uma produção com roteiro de Howard Swift, onde o estilo de desenho lembra o dos dois Mestres já citados anteriormente.

"NO SÍTIO DA VOVÓ" (Revista Almanaque Disney, no. 71, de 1977). Um exemplo de história com participação de personagens Disney de universos variados: Bambi, Tico e Teco, Vovó Donalda. O roteiro também se supõe que seja de Diaz e o desenho é de estilo pasteurizado, novamente, mas sempre de boa qualidade... uma marca do estúdio de Diaz.

"UM CORVO BATE À PORTA" (Revista Edição Extra, no. 83, de 1978). Aqui apresenta-se um exemplo de história com o Pato Donald - em roteiro próprio - para se ter uma base comparativa do estilo do "Jaime Diaz Studio". Observa-se como o desenho é um tanto tosco. Realmente não é fácil desenhar os patos. Destuet, outro argentino, também não conseguiu se sair bem nessa empreitada.

"O CASO DA LIMPEZA DO BANCO" (Revista Mickey, no. 280, de 1976). Um exemplo de história típica dos anos 1970, com o personagem Sir Lock Holmes - supostamente uma criação do "Jaime Diaz Studio" - onde o Mickey faz apenas o papel de coadjuvante. Uma "inovação" argentina no estilo italiano de "criar novidades" descaracterizando os originais personagens Disney. No entanto, o estilo de desenho - que lembra o de Al Hubbard - é muito bom e deve-se observar que essas histórias marcaram positivamente a vida dos fãs Disney que viveram esse período.

"SÁTIRA HISTÓRICA: PATETA COMO GALILEU GALILEI" (Revista Almanaque Disney, no. 85, de 1978). Um exemplo da série "Pateta Faz História" onde o parceiro de Mickey faz o papel de Galileu Galilei. Trata-se de uma história com roteiro de Cal Howard, que nessa mesma década escreveu muitas histórias desenhadas por Carson Van Hosten (vide Características de Carson Van Hosten). Observe-se o estilo de desenho típico dessa época com os quadrinhos extrapolando as tradicionais formas retangulares, assim como as molduras. Nesta história sabe-se que o desenho foi de Hector Adolfo de Urtiága, um dos funcionários do "Jaime Diaz Studio".

"A HISTÓRIA DA BICICLETA" (Revista Pateta - 1a. Série, no. 2, de 1982). "A HISTÓRIA DA LUZ" (Revista Pateta - 1a. Série, no. 4, de 1982). "A HISTÓRIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS" (Revista Pateta - 1a. Série, no. 35, de 1983). Finalizando, três exemplos da Série "Pateta Faz História", a mais famosa produção do "Jaime Diaz Studio", todas com roteiro de Bob Foster. Aqui o engraçado amigo de Mickey apresenta a história de inventos que fazem parte do nosso dia-a-dia. Observe-se o estilo de desenho onde os quadrinhos assumem formas inusitadas e onde os personagens saem fora das margens. Isso foi criado nas décadas de 1970 e 1980 e muito usado até hoje por desenhistas inclusive do Brasil.

Sem dúvida nenhuma a produção do "Jaime Diaz Studio" (e sua dedicada equipe) fez parte da vida dos fãs Disney que curtiram os anos 1970 e 1980 e por isso merecem um lugar de destaque entre os Mestres Disney de todos os tempos.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
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