Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Faria Jr, Arthur


Faria Jr, Arthur
Arthur Faria Jr. (roteirista) costuma dizer que sempre apreciou as tramas de Carl Barks, Carl Fallberg e Floyd Gottfredson. Veremos aqui alguns exemplos de histórias que ele criou e que nada ficam devendo às daqueles Mestres.

"O Mestre Escultor" (Revista Peninha (1ª. Série), No. 3, de 1982). Aqui apresentamos, talvez, a primeira história escrita pelo Mestre Arthur para a Editora Abril e desenhada pelo Mestre Euclides K. Miyaura (o Chin). Trata-se de um roteiro cômico com os Patos e estrelado por Peninha.

"Clube Dos Heróis Contra O Superpateta" (Revista Almanaque Disney, No. 196, de 1987); "Comando Laser Contra O Tempo" (Revista Mickey, No. 428, de 1986). Em seguida dois exemplos de tramas desenvolvidas para duas séries de histórias criadas originalmente por Gérson L. B. Teixeira e depois continuadas por Faria Jr. A primeira série é "Clube dos Heróis" (associação dos super-heróis Disney como Superpateta, Vespa Vermelha, Morcego Vermelho, Superpato, etc.), desenhada pelo Mestre Chin e a segunda série é "Comando Laser" (entidade que recruta Mickey para combater o mal e o supre de inúmeros equipamentos para tal), desenhada pelo Mestre Fukue.
Observe-se no canto superior esquerdo os símbolos das séries: "CH" para "Clube dos Heróis" e "CL" para "Comando Laser". Ambas as histórias são de aventura e mistério no melhor estilo Disney.

"Em Que Consiste Esse Invento" (Revista Edição Extra, No. 138, de 1983). Outro exemplo de história Cômica, com desenho de Verci de Mello, estrelada pelo Professor Pardal, demonstrando a versatilidade de Arthur com qualquer personagem da Galeria Disney.

"Deduções De Pescador" (Revista Mickey, No. 401, de 1985); "História Pra Psonâmbulo Dormir" (Revista Mickey, No. 406, de 1985). Dois exemplos de histórias escritas por Faria Jr., ambas desenhadas pelo Mestre Roberto O. Fukue. São roteiros estrelados por Mickey, sendo o primeiro em parceria com Pateta e o segundo com Esquálidus. Aqui Arthur demonstra o seu domínio sobre esses personagens, respeitando as características originais dos mesmos.

"A Primeira Caixa-Forte" (Revista Tio Patinhas, No. 500, de 2007). Nesta história, com desenho de Irineu Soares Rodrigues, Arthur Faria Jr. se ombreia com Mestres como Carl Barks, Vic Lockman e Carl Fallberg, pois escreve sobre as origens do Tio Patinhas contando como ele, quando criança, teve sua primeira Caixa-Forte. E se alguém disser que essa história contraria outras informações sobre a infância do Velho Pato, Arthur explica:
"Como a história foi contada pelo Prof. Ludovico e baseada em um livro seu sobre a Família Pato, pode-se dizer que certas incoerências ou liberdades se devem à famosa distração do renomado cientista". Genial argumento!

"Baby Zé" (Revista Zé Carioca, No. 1938, de 1992); "Um Big De Um Bang" (Revista Zé Carioca, No. 1980, de 1993). Como todo roteirista de respeito - coisa que ele é - Arthur Faria Jr. enriqueceu a vasta Galeria Disney criando novos personagens. Apresentamos aqui dois exemplos: Prof. Giroscópio da Silva, um inventor maluco que apareceu em 1992 e Jojo, um sabichão indesejável que apareceu em 1993, ambos no universo de Zé Carioca e ambos no traço do Mestre Carlos Edgard Herrero.

"Inquilino De Inquilino" (Revista Zé Carioca, No. 1633, de 1983). Sobre seu próprio trabalho, em recente entrevista para o site "Lo Spazio Bianco", Arthur Faria Jr. declarou:
"Gosto de pensar que meu estilo de escrever é muito influenciado pelos de Barks e Fallberg, entre outros, mas com uma grande e imprescindível pitada do "jeitinho brasileiro", sem o qual não daria nem pra começar a escrever roteiros do Zé Carioca, por exemplo, personagem que eu adoro."
E assim finalizamos com uma história com o personagem Disney que Arthur adora: o Zé Carioca, num exemplo em que ele aparece com seus sobrinhos Zico e Zeca, no traço de Moacir Rodrigues Soares.
E que todos os sonhos e esperanças do Mestre Arthur Faria Jr. se realizem!

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Apoio Técnico: Cláudio Jurischka e Paulo Ricardo A. Montenegro
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.