Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Gottfredson, Floyd


Gottfredson, Floyd
Floyd Gottfredson produziu em seus 81 anos de vida mais de 7.000 histórias, muitas delas roteirizadas por ele mesmo, especialmente no início quando produzia tiras de jornais. Embora tenha desenhado e criado vários personagens da Galeria Disney, ele foi o desenhista, por excelência, do Mickey. Podemos dizer que com Mickey ele passou por duas fases: uma primeira só de calção vermelho e outra posterior com roupas normais.
Ele também foi, praticamente, o formador de muitos outros Mestres Disney que iniciaram suas carreiras arte-finalizando seus desenhos. Quatro deles serão citados abaixo.

FLOYD GOTTFREDSON com roteiro de Floyd Gottfredson:
"O Vale da Morte" (Revista Mestres Disney, no. 3, de 2005). Podemos reconhecer o traço de Floyd, em seus primórdios (primeira fase), observando o Mickey só de "calção vermelho com dois botões" na frente e Horácio só de "sapatos e com um arreio no pescoço", como no exemplo acima, que tem lápis e arte-final de Floyd e roteiro também dele, curiosamente, em co-autoria com o próprio Walt Disney. Outra característica bem dele é o quadrinho preenchido com muitos detalhes.
"Mickey e Os Ciganos" (Revista Especial Capa Dura, no. 3, de 1977). Mais um exemplo acima, com roteiro próprio, onde podemos observar esse estilo inicial de Floyd, em sua primeira fase, notando a Clarabela usando apenas uma saia e um colarinho de pano no pescoço. Uma curiosidade dessa história é que a arte-final é de Al Taliaferro (vide Características de Al Taliaferro), outro grande Mestre Disney, nessa época ainda um subalterno. Observem os quadrinhos super detalhados, estilo já apontado.

FLOYD GOTTFREDSON com roteiro de TED OSBORNE:
"A Casa dos Sete Fantasmas" (Revista Especial Capa Dura, no. 3, de 1977 e Revista Mestres Disney, no. 3, de 2005). Com o roteirista Ted Osborne, Gottfredson produziu algumas das melhores aventuras policiais com o Mickey detetive, como no exemplo acima. Ali podemos notar como o Donald no traço de Floyd irá influenciar o estilo de Al Taliaferro (vide Características de Al Taliaferro) e ainda observar que Mickey continua usando calção, característica da primeira fase de Floyd. Vejam como o gorro de Donald pula quando ele se assusta. Taliaferro irá assumir para si esse recurso.

FLOYD GOTTFREDSON com roteiro de MERRIL DE MARIS:
"Mickey Encontra Mancha Negra" (Revista Pato Donald, no. 18 de 1951, Revista Cinquentenário Disney, no. 1, de 1973, Revista Anos de Ouro do Pato Donald, no. 3, de 1988 e Revista Mestres Disney, no. 3, de 2005. Gottfredson desenhou muitas histórias com o roteirista Merril De Maris, mas sem dúvida o melhor produto dessa parceria foi a criação do personagem-vilão Mancha Negra, mais tarde reaproveitado por Paul Murry (vide Características de Paul Murry). No exemplo acima (primeira história do vilão), onde o Mickey ainda usa calção, podemos observar como o Mancha tem um aspecto sinistro no traço de Floyd. Duas curiosidades: a primeira é que, quando o Mancha foi desmascarado, Floyd desenhou seu rosto como uma caricatura de Walt Disney e a segunda é que a arte-final foi de Bill Wright (vide Características de Bill Wright), outro aprendiz que seria um futuro Mestre Disney.

FLOYD GOTTFREDSON com roteiro de BILL WALSH
"As Aventuras de Esqualidus" (Revistas Pato Donald, ns. 22, 23, 24 e 25 de 1952, Revista Mickey, no. 23, de 1954 e Revista Disney Especial, no. 6, de 1973). Com o roteirista Bill Walsh, Gottfredson criou o personagem "Esqualidus" (chamado Iga Biva no original), um ser do futuro que participou de muitas aventuras com Mickey. No exemplo acima (a história do surgimento desse personagem) podemos observar o Mickey em traço já modernizado, característico da segunda fase de Floyd, usando roupas normais e agora também de chapéu, adereço que ele não usava antes, quando andava só de calção. Quanto ao chapéu, observamos que ele tem a aba levantada na frente e atrás o que dá um ar "moleque" ao Mickey. O Esqualidus, no entanto, parece que "herdou" o antigo costume de Mickey e andar só de calção.
"O Pequeno Davy Crockett" (Revista Pato Donald, ns. 256, 257, 258, 259, 260, 261, 262, 263, 264 e 265). Ainda em parceria com Bill Walsh, Floyd criou também o personagem "Pequeno Davy Crockett", baseado em um conhecido herói da colonização americana, porém situando-o na sua infância, daí o "Pequeno". Esse personagem foi depois aproveitado por Bradbury (vide Características de Jack Bradbury), aparecendo junto com o Pateta e também por Hubbard (vide Características de Al Hubbard), aparecendo junto com Hawita. Observem a poltrona do Mickey, no exemplo acima, super característica dessa fase de Floyd onde os quadrinhos já não são tão cheios de detalhes como antes.
"The World of Tomorrow" - Do trabalho de Floyd com Bill Walsh merece destaque uma história um tanto quanto polêmica, mostrada acima, chamada "The World of Tomorrow" (parcialmente publicada no Brasil com o nome de "Mickey no Ano 2000"), que consta ser uma sátira sobre as guerras.
"O Sumiço do Pateta" (Revista Mickey, no. 62, de 1957). Capa de Kato: A produção de Gottfredson com Bill Walsh foi muito vasta. Outro destaque é a história de mistério mostrada acima, a qual tem um roteiro magistral cheio de surpresas, inclusive envolvendo a ação do governo americano, uma novidade na época. Nela vemos Mickey chegando de terno, o que não surpreende nessa fase, mas também um Pateta de paletó, o que é estranho. Floyd adquiriu o costume de caprichar nas roupas dos personagens, inspirando-se no que era elegante nos anos 50. Notem que nessas histórias costuma aparecer somente um sobrinho de Mickey e não dois. Merece ser observado também que a capa inspirada nessa história foi desenhada pelo Mestre nipo-brasileiro Jorge Kato (vide Características de Jorge Kato), respeitando o estilo de Floyd.
"O Gorila Civilizado" (Revista Pato Donald, ns. 132, 133, 134, 135 e 136, de 1954 e Revista Tio Patinhas, no. 21, de 1967). Ainda com Bill Walsh, veremos no exemplo acima o quesito "roupas elegantes", onde o "civilizado" Gorila Clark possui um guarda-roupa de fazer inveja. Nessa fase de Floyd e Bill, as histórias se interligavam como uma imensa trama, por exemplo, o início de "O Gorila Civilizado" mostra Mickey chegando de trem. Bom, para quem não sabe, ele estava justamente voltando da Irlanda onde havia vivido a aventura "O Sapato Mágico" e assim sucessivamente. Isso talvez acontecesse por serem histórias produzidas para tiras de jornais e que saíam diariamente de forma contínua. Arte-final de Bill Wright (vide Características Bill Wright), já citado acima.
"O Terror do Deserto" (Revista Pato Donald, no. 14, de 1951, Revista Mickey, no. 340, de 1981 e Revista Anos de Ouro do Pato Donald, no. 2, de 1988). Neste outro exemplo acima podemos observar os personagens coadjuvantes com seus grandes pés e narizes, próprios de Floyd. A arte-final foi de Dick Moores (vide Características de Dick Moores), mais um futuro Mestre. Observe-se a ausência do "splash panel", o grande quadro inicial. Isso acontecia devido serem histórias originadas de tiras de jornais, onde esse recurso não era usado por motivos óbvios.
"A Paixão de Pluto" (Revista Pato Donald, no, 256, de 1956). Finalizando, mais um exemplo onde podemos observar no primeiro quadrinho, Mickey andando com passos largos, típico de Gottfredson, assim como os cenários inspirados na América dos anos 50, porém sem exagero de detalhes. Arte-final de Manuel Gonzales (vide características de Manuel Gonzales), outro que foi muito influenciado por Floyd.

Pesquisa e Texto
Cesar Brito - Colecionador e Gibólogo

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