Jan Gulbransson é mais um daqueles Mestres Disney que desenha se inspirando em Carl Barks. Porém, além de desenhar ele também roteiriza a grande maioria de suas histórias que se passam no Universo dos Patos.
“O Gerente Que Entrou Em Fria” (Revista Almanaque Disney, No. 174, de 1985).
Neste primeiro exemplo, com roteiro próprio, uma história cômica de 15 páginas onde podemos ver o domínio que Jan possui sobre o desenho: observe-se a sala do escritório de Tio Patinhas.
“Primeira Classe, Último Cruzeiro” (Revista Margarida – 1ª. série, No. 2, de 1986).
Neste outro exemplo, outra história cômica de 10 páginas, também com roteiro próprio, explorando as disputas de Donald e Gastão pela preferência de Margarida e onde Jan demonstra toda sua competência no domínio da técnica de desenhar os patos.
“O Tigre De Bengala” (Revista Tio Patinhas, No. 552, de 2011).
Jan Gulbransson teve, até agora, muito poucas histórias de sua autoria publicadas no Brasil. Dentre elas, este último exemplo é de tirar o fôlego: uma história épica, bem ao estilo de Barks, com assombrosas 40 páginas, onde os patos viajam por meio mundo proporcionando a oportunidade de desenhar lugares como Istambul e transportes como o famoso trem “Expresso do Oriente”. Nesse roteiro, que é próprio, também é possível identificar citações (bem sutis) de algumas das obras do Mestre Carl.
Jan é, assim como Casty, um artista contemporâneo de alta qualidade que nos apresenta histórias como há tempos não se via nas revistas Disney.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo