Dick Hall trabalhou com animação para várias produtoras.
Na área de quadrinhos desenhou não somente para Disney, mas também para Walter Lantz (Pica-pau e Andy Panda) e talvez justamente por essa gama muito variada de trabalhos, seu traço seja um tanto quanto tosco.
Esta introdução acima assemelha-se muito à de Jack Manning (vide Características de Jack Manning) e não por acaso. Os dois foram contemporâneos em duas fases da vida, os dois tem estilos parecidíssimos e os dois são fáceis de serem confundidos um com o outro, tanto nas histórias da primeira fase como nas da segunda, embora haja diferenças entre essas duas fases.
"O Mistério dos Discos Voadores" (Revista Mickey, no. 67, de 1958). Acima uma história de aventura "non sense", com roteiro desconhecido (talvez dele mesmo), produzida em sua primeira fase que vai dos anos 1940 aos anos 1950. Observe-se a semelhança com a produção de Jack Manning nesse mesmo período.
"Pescando com Submarino" (Revista Mickey, no. 67, de 1958). Outro exemplo acima da mesma fase inicial de Dick Hall, onde pode-se notar a semelhança com o exemplo anterior. O autor do roteiro também não é identificado e suspeita-se que seja o próprio Dick. Curiosamente as duas histórias dessa primeira fase de Hall, publicadas no Brasil, o foram na mesma revista Mickey.
"No Covil dos Piratas" (Revista Mickey, no. 227, de 1971).Acima, um exemplo da segunda fase de Dick Hall, já nos anos 1970. Observe-se a expressiva mudança de estilo em relação à fase anterior. Pode-se perfeitamente comparar os desenhos de Mickey das duas fases e flagrar a mudança ocorrida. O roteiro também é de autoria desconhecida.
"Furacões de Encomenda" (Revista Tio Patinhas, no. 72, de 1971). Agora, acima, um exemplo também da segunda fase, numa história com os Metralhas. Observe-se a semelhança com o estilo de Jack Manning, também nessa segunda fase. Inclusive com os mesmos personagens. Seria uma determinação da Editora? Quem influenciou quem? O roteiro é desconhecido... seria de Hall?
"Quem Disse Que Eu Era Campeão" (Revista Mickey, no. 234, de 1972). Por último, ainda da segunda fase - anos 1970 - um exemplo de história com o Pateta onde pode ser feita uma comparação com as histórias do Super Pateta de Jack Manning.
Finalizando, Dick Hall e Jack Manning trabalharam na Editora Western nos mesmos dois períodos: primeiro nos anos 1940/1950 e depois nos anos 1970. Não se sabe quem influenciou quem, embora Dick Hall seja dez anos mais velho que Jack Manning.
Enfim, é muito difícil não confundir Dick Hall com Jack Manning, dois Mestres Disney pouco conhecidos e de estilo parecidíssimos, que merecem ambos nossa admiração.
Texto e Pesquisa
Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo