Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Hooper, Lee


Hooper, Lee
De toda a produção de Lee Hooper muito pouca coisa foi publicada no Brasil. Mas, mesmo assim, aquilo que por aqui saiu, foi marcante. Hooper começou sua carreira fazendo a arte-final de várias histórias desenhadas por Tony Strobl e algumas de Pete Alvarado, antes de apresentar suas próprias criações.

"Sono Pesado" (Revista Pato Donald, no. 219, de 1956). Neste primeiro exemplo, uma história com o indiozinho Hawita, com roteiro do Mestre Del Connell. Esse personagem foi um dos mais desenhados por Lee Hooper.

"Vivendas Modernas" (Revista Mickey, no. 69, de 1958). Mais um exemplo com Hawita, sua irmã Pão-de-Mel e o pai deles, o Chefe. Com roteiro desconhecido (seria do próprio Lee?), trata-se de uma história que os fãs irão lembrar.

"O Barco Preso Na Geleira" (Revista Pato Donald, no. 331, de 1958). Neste caso talvez uma das mais conhecidas histórias de Lee Hooper. Trata-se de uma sensacional aventura, muito bem desenhada, com Mickey e Pateta e tendo roteiro do grande Mestre Carl Fallberg. Neste caso se pode observar que os personagens índios tem rostos humanos e não de animais.

"A Arma Secreta" (Revista Zé Carioca, no. 591, de 1963). Um exemplo do estilo tardio de Hooper é esta história cômica com Mickey e Pateta. Chega a lembrar um pouco o traço de seu contemporâneo, Kay Wright. Por outro lado, ele pode ter sido influenciado também pelo estilo de Pete Alvarado, cujo trabalho ele arte finalizou. Enfim, Lee Hooper é mais um desenhista que alegrou a vida dos fãs das HQs Disney e que mais que merece ter seu nome incluído na galeria dos Mestres.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.