Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Hultgren, Ken


Hultgren, Ken
Ken Hultgren produziu poucas, mas icônicas – principalmente para os colecionadores brasileiros – histórias com personagens Disney. Eis algumas delas:

“O Broche de Cinderela” (Revista Almanaque Disney, no. 2, de 1971)
Ken Hultgren desenhou histórias que saíam um pouco do padrão “patos e ratos” da Disney. Começando aqui, eis uma história – com roteiro de Frank Reilly – estrelada pelos ratinhos Zezé e Tatá e passada no universo do desenho animado de Cinderela.

“A Galinha Fio de Ovos” ( Revista O Pato Donald, no. 238, de 1956)
Outro exemplo diferenciado, uma história mesclando Clara de Ovos com o Grilo Falante onde se pode ver o domínio exemplar de Ken sobre o desenho de qualquer personagem.

“O Terror de Vila Tranquila” (Revista O Pato Donald, no. 2, de 1950)
Mas Hultgren também desenhou Mickey e Minnie, como no exemplo acima, trajados à La Gottfredson, ou seja, o rato com seu calção vermelho. Observe-se a perspectiva adotada por ele quando se vê a bicicleta de frente subindo uma colina.

“Sonho Realista” (Revista O Pato Donald, no. 654, de 1964)
Outro exemplo de Mickey nesta divertida “one-page” com roteiro de Milt Banta, onde já se vê um rato modernizado e vestido normalmente.

“Bambi” (Revista Seleções Coloridas, no. 16, de 1948)
Finalizando, uma brilhante quadrinização do desenho animado “Bambi”, aqui publicado em “Seleções Coloridas”, muito antes da Editora Abril surgir entre nós. Fantástica realização de Ken Hultgren.

“The Art of Animal Drawing” (Livro didático de 1951)
E por fim, a publicação de 1951, uma raridade, o livro onde Ken Hultgren ensina a arte de desenhar animais. Observe-se que a capa assinala os destaques dessa obra, qual sejam: construção (do corpo dos animais), ação dos animais (como desenhá-los se movendo, com as características de cada espécie) e caricaturas de animais (como aparecem nos quadrinhos). Uma obra sensacional que até hoje continua sendo referência para quem quer se dedicar ao desenho e aos quadrinhos.

Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.