Assim como Jorge Kato foi aluno de Destuet, Waldyr de Souza foi aluno de Jorge Kato.
E no início, o Iga desenhava tão parecido com o estilo de Kato que era facilmente confundido com ele.
Mais tarde porém, desenvolveu seu próprio traço. E elaborou também seus próprios roteiros.
"O Dia dos Larápios" (Revista Zé Carioca, no. 517, de 1961).Acima, uma história com roteiro desconhecido (talvez de Kato) e com desenho de Waldyr. Observe-se a enorme semelhança com as histórias de Jorge Kato (vide Características de Jorge Kato).
"O Super-Vendedor" (Revista Zé Carioca, no. 587, de 1963). Waldyr Igayara também colaborou com o famoso episódio conhecido como "Zé Fraude" (vide Características de Jorge Kato). Acima um exemplo de história "one page" com roteiro de Bill Walsh, originalmente desenhada por Manuel Gonzales (vide Características de Manuel Gonzales), onde o Mickey foi substituído por Zé Carioca pelo Iga. E de forma magistral, diga-se de passagem.
"O Mestre Demolidor" (Revista Zé Carioca, no. 589, de 1963)
"O Mestre Demolidor" (Revista Pato Donald, no. 1.424, de 1979). Acima, mais um excepcional exemplo de "Zé Fraude". Neste caso, Waldyr de Souza substituiu o Donald pelo Zé Carioca em uma famosa história com roteiro e desenho do Super Mestre Carl Barks. Tem que ter muita coragem para fazer esse tipo de coisa, e o Iga a fez com maestria. Com as duas histórias lado-a-lado (como mostrado acima) pode-se observar a qualidade da substituição de personagens elaborada com esmerada qualidade pelo Mestre Igayara.
"Capa: Gooool do Brasil" (Revista Zé Carioca, no. 765, de 1966). Mas o Mestre Igayara não cometeu só "Zé Fraude" e nem permaneceu copiando seu professor Kato. Acima uma sensacional capa de sua autoria, comemorando a Copa de 1966. Observe-se a qualidade do desenho e a brilhante idéia, bem brasileira, de mostrar que durante uma copa todos os torcedores tornam-se amigos: Tio Patinhas e um Metralha abraçados vibrando com um gol do Brasil. Saudades de uma seleção e de uma época que não voltam mais.
"Super-"Amendoinzadas"" (Revista Zé Carioca, no. 821, de 1967). Waldyr Igayara de Souza não desenhou somente o personagem Zé Carioca. Acima, em mais um exemplo com roteiro próprio, um "cross-over" de Zé com o Super Pateta. Observe-se o seu estilo, que é muito característico, mas onde o Zé mantem o paletó marrom e o chapéu palheta, ambos originais do personagem. Iga sempre trabalhava com respeito!
"Zé Carioca" (Revista Zé Carioca, no. 807, de 1967)
"Hic!" (Revista Zé Carioca, no. 809, de 1967)
"O Barra-Limpa" (Revista Zé Carioca, no. 811, de 1967). Acima, três exemplos de histórias de uma página roteirizadas e desenhadas por Waldyr Souza. Observe-se que nessas histórias ele já tem o seu próprio estilo de desenho. E também o seu próprio estilo de roteiro cômico e bem brasileiro. No último exemplo (O Barra - Limpa) uma crítica engraçada aos costumes da época. Igayara produziu inúmeras histórias nesse modelo de uma página.
"O Super - Agente Zécreto" (Revista Zé Carioca, no. 823, de 1967). Neste exemplo acima, uma história cômica do Zé, onde aparecem o Professor Pardal e um novo personagem coadjuvante com cara de tucano. O roteiro é do Iga mesmo e o desenho mostra o seu estilo pessoal já bem desenvolvido.
"Capa de Retratos" (Revista Tio Patinhas, no. 29, de 1967). No exemplo acima, uma capa da Revista Tio Patinhas desenhada por Waldyr. Trata-se de uma edição importante onde foi publicada pela primeira vez a história "A Fabulosa Pedra Filosoval" de autoria de Carl Barks. Igayara produziu inúmeras capas para todas as revistas da linha Disney da Editora Abril. Nesse exemplo, observe-se a qualidade de seu desenho ao retratar vários personagens da Galeria Disney e a comicidade (bem típica) que ele imprimiu à cada um... mas respeitou Vovó Donalda, Tio Patinhas e o Mickey (um pouco).
"O Gerente Era Pra Frente" (Revista Tio Patinhas, no. 55, de 1970). Aqui, um exemplo de história com roteiro desconhecido, onde Iga mostra sua versatilidade ao desenhar uma história com Tio Patinhas e Peninha.
"A Falência do Tio Patinhas" (Revista Zé Carioca, no. 829, de 1967). Finalizando, a história acima, estrelada pelo Super Pateta, com participação do Tio Patinhas, em roteiro e desenho do Mestre Brasileiro Waldyr Igayara de Souza. Para mostrar que embora o Zé Carioca tenha sido o seu personagem predileto, ele também produziu histórias com outros personagens Disney, sem perder a qualidade. Talvez Iga seja menos conhecido do que outros, talvez Iga seja menos valorizado do que outros, mas que com certeza ele pode repousar em paz sabendo que cumpriu com muita qualidade a sua missão de Mestre Disney Brasileiro.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo