Walt Kelly trabalhou muito para os Estúdios Disney com animações, porém em revistas sua produção restringiu-se à elaboração de capas, sempre muito divertidas, porém em sua quase totalidade inéditas no Brasil. Seu estilo é típico do padrão de desenhos animados Disney dos anos 40.
Exemplo de uma capa mostrando uma cena espetacular com Branca-de-Neve e os Sete Anões. Observem o estilo detalhista de Walt, principalmente nas madeiras, e o movimento dos personagens em primeiro plano neste trabalho produzido em 1944.
Em outro exemplo (segunda quadra) Mickey e Donald, também de 1944, mostrando uma capa da revista "Mickey & Donald nº 2, também editada na revista Walt Disney"s Comics And Stories nº 41" Kelly produziu mais de 100 de suas melhores e mais engraçadas capas para a WDCS. É interessante notar como ele coloca movimento nessas capas.
A seguir, vemos Donald às voltas com alguns Gremlins que o atormentam tentando destruir seu avião. Esses pequenos personagens são criação de Walt Kelly que produziu algumas pequenas histórias com eles. Eram histórias sem diálogo.
Finalizando, mais uma capa emblemática de Kelly, de 1945, mostrando Donald, Panchito e Zé Carioca, "Los Tres Caballeros", desenho animado que foi quadrinizado por Walt, sendo sua mais famosa produção.
Seguem outras amostras de capas de Kelly, algumas inclusive tiverem remakes na edição brasileira.
Walt Kelly foi um excelente desenhista, mas por ter sido influenciado em demasia pelo trabalho em animação, acabou fazendo um trabalho muito bonito, mas descaracterizado. Além disso, por sua produção em revistas ter se resumido quase exclusivamente às capas, não é um Mestre muito à altura desse título.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo