Embora Oscar Kern nunca tenha desenhado um personagem Disney sequer, ele está incluído na Galeria de Mestres Disney Brasileiros por suas incomparáveis criações como roteirista - embora por um curto espaço de tempo de apenas 3 anos - de histórias da Editora Abril.
"O Clube da Sorte" (Revista Zé Carioca, no. 1.145, de 1973). Acima um primeiro exemplo de história cômica de Kern com o personagem Zé Carioca, em desenho de seu conterrâneo, o também gaúcho Renato Vinicius Canini.
"O Lado Prático da Vida" (Revista Tio Patinhas, no. 100, de 1973). Aqui um exemplo da versatilidade de roteirista demonstrada por Oscar. Trata-se de uma história com mensagem educativa - coisa que ainda havia nessa época - envolvendo os personagens Aristogatas, em desenho de Sérgio Lima.
"O Amigo Dálmata" (Revista Mickey, no. 256, de 1974). Mais um exemplo do domínio de Kern de toda a galeria de personagens Disney e suas características. Aqui apresenta-se uma história com Banzé, também em desenho de Sérgio Lima.
"Quando Os Tempos Mudam..." (Revista Pato Donald, no. 1.168, de 1974). Ainda outro exemplo em uma história com roteiro cômico, desta vez com o Professor Pardal, em desenho de Carlos Edgard Herrero. Outra demonstração da capacidade de Oscar com os personagens Disney.
"Os Homenzinhos Verdes" (Revista Tio Patinhas, no. 106, de 1974). Um exemplo de história com um roteiro dos que sempre encantaram os verdadeiros fãs Disney: aqueles que envolviam diversos personagens ao mesmo tempo. No caso - com desenho de Sérgio Lima - uma história apresentando Mickey, Pateta, Donald, Tio Patinhas, Vovó Donalda, Gansolino, Pluto e Ronron.
"O Astronauta de Tucânia" (Revista Zé Carioca, No. 1.155, de 1973). Neste exemplo acima, a primeira história com os Astronautas de Tucânia (seria uma premonição de Oscar em relação à fundação do PSDB, que nessa época ainda não existia?...), engraçados personagens coadjuvantes das histórias do Zé Carioca em desenho de Canini. Essa foi uma das melhores e mais destacadas criações de Kern, que seria aproveitada e apresentada em várias outras histórias.
"O Rei do Crime" (Revista Edição Extra, no. 58, de 1974). A mais famosa criação de Oscar Kern para o Universo Disney: os mais perfeitos vilões e antagonistas do impagável Morcego Vermelho - alter ego do Peninha - os inesquecíveis Senhor X (o "Rei do Crime"), e seus asseclas X-1, X-2 e X-3. Acompanhados ainda pelo divertido corvo X-8. Verdadeiros trapalhões para quem nada dá certo, desenhados por Carlos Edgard Herrero, que traçou o Senhor X claramente inspirado no Dr. Estigma de Paul Murry.
Por fim, As Historietas de Kern, uma série muito especial criada por Kern em conjunto com amigos para difundir a arte dos quadrinhos no Brasil, e revelar novos talentos.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Revisão e acréscimo: Divictor
EsquiloScans Administrator