Guido Martina produziu, durante sua vida, roteiros dos mais diversos matizes, que foram desenhados pelos maiores Mestres Disney italianos. Apresentaremos alguns exemplos de sua grande obra.
“A Volta Da Rainha Má” (Revista Almanaque Disney, No. 194, de 1987). Neste primeiro exemplo, com desenho do Mestre Romano Scarpa, observamos que nem só de patos foi feita a obra de Guido. Aqui uma história com os personagens do universo de Branca de Neve.
“O Tesouro Do Galeão Espanhol” (Revista Tio Patinhas, No. 167, de 1979). Neste outro exemplo, com desenho do Mestre Giorgio Cavazzano, uma clássica história com os patos em uma caça ao tesouro. Os leitores mais velhos irão se lembrar dela.
“Dom Quixote” (Revista Clássicos da Literatura Disney, No. 11, de 2010). Esta é uma da “invenções” de Martina: adaptar clássicos da literatura para o universo dos quadrinhos Disney. Aqui, com desenho do Mestre Pier Lorenzo De Vita, uma adaptação do livro clássico de Cervantes, “Dom Quixote”, com a participação de, nada mais nada menos que, Huguinho, Zezinho, Luisinho, Margarida, Mickey, Minie, Pateta, Donald, Tio Patinhas e Vovó Donalda. Uma bela e divertida mistura!!!
“O Diabólico Vingador” (Revista Almanaque Disney, No. 27, de 1973). A principal criação de Guido Martina para o Universo Disney! Com desenho do Mestre Giovan Battista Carpi, a história do nascimento do Superpato, em 1969. Conta-se que leitores daquela época, queixavam-se do fato de Donald ser sempre um perdedor em suas histórias e para agradá-los, Guido criou esse super-herói para ser o alter ego do pato e ele poder ser um vencedor sem todavia perder suas características originais. Muito bem bolado!
“Superpato Ataca Na Calada Da Noite” (Revista Tio Patinhas, No. 160, de 1978). E finalizando, com desenho do Mestre Massimo De Vita, mais uma história estrelada pela maior criação do Mestre Roteirista Guido Martina, o Superpato. Como podemos constatar, Guido foi realmente um dos, senão o maior, roteirista Disney da Itália e será sempre lembrado pelos fãs Disney de todo o mundo.