Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Moya, Álvaro de


Moya, Álvaro de
Álvaro de Moya, mais que um Mestre Disney Brasileiro é uma Lenda Viva dos Quadrinhos no Brasil. Foi discípulo do argentino Luis Destuet e o primeiro colaborador brasileiro dos Quadrinhos Disney da Editora Abril.

"Capa" (Revista Pato Donald, no. 35, de 1952); "Capa" (Revista Pato Donald, no. 44, de 1952) - Ele foi o primeiro brasileiro a substituir o argentino Luis Destuet na produção de capas Disney no país, como nos dos exemplos acima, as primeiras capas por ele (Moya) produzidas. Observe-se que o estilo reproduz muito fielmente o do seu professor Luis Destuet.

"Zé Carioca Mostra O Brasil - Donald, Você Já Foi À Bahia?" (Revista Pato Donald, no. 28, de 1952); "Zé Carioca Mostra O Brasil - Donald Chega No Pará, Parou" (Revista Pato Donald, no. 29, de 1952) - Nas primeiras revistas Pato Donald, ao lado das HQs importadas, havia publicações em forma de textos, acompanhadas de ilustrações, como nos dois exemplos acima, e estas são de Álvaro.

"No Planeta Booiiiing" (Revista Pato Donald, no. 57, de 1952); "O Lobo E Os Porquinhos" (Revista Pato Donald, no. 57. de 1952) - Para as primeiras edições brasileiras da revista Pato Donald, Álvaro de Moya também produziu alguns "splash-paneels" para histórias importadas, como nos exemplos acima, um para uma história de Floyd Gottfredson ("No Planeta Booiiing" com roteiro de Bill Walsh) e outro para uma história de Tony Strobl ("O Lôbo E Os Porquinhos" com roteiro de Chase Craig).

"A Cidade Dos Autômatos" (Revista Mickey, no. 40, de 1956); "O Último Refúgio" (Revista Mickey, no. 54, de 1957) - Da mesma forma, para a revista Mickey, eis alguns exemplos de "splash-paneels" desenhados pelo mestre Moya. Um para história de Floyd Gottfredson ("A Cidade Dos Autômatos" com roteiro de Bill Walsh) e outro para uma inesquecível história de Paul Murry ("O Último Refúgio" com roteiro de Carl Fallberg).

"Rumo Ao Polo" (Revista Mickey, no. 13, de 1953) - Finalizando, uma capa da revista Mickey, ilustrando uma clássica história do Mestre dos Mestres Carl Barks, produção de Moya, em composição com outras histórias e personagens constantes da mesma revista.
No quesito Disney, o traço de Álvaro de Moya não foi dos mais destacados, porém sua contribuição foi inesquecível, por ser pioneira. Além disso, por todo o conjunto de sua obra ele merece ser lembrado e homenageado como "Lenda Viva dos Quadrinhos Brasileiros".

Texto e pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
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