Paul Murry produziu 787 histórias entre 1942 e 1984, sendo, em sua maioria, histórias longas com Mickey e Pateta as mais famosas. Mas ele desenhou também inúmeras histórias com Quincas, Tico e Teco, Lobão, Lobinho e Três Porquinhos, além dos Patos.
Murry, no entanto, nunca roteirizou nenhuma história e sempre trabalhou em parceria com roteiristas Disney (alguns já citados).
Apesar de não escrever as histórias ele criou através de seu desenho uma galeria de tipos e objetos que facilitam sobremaneira a identificação do seu traço.
Vejamos a seguir algumas dessas características dentro de exemplos de histórias com os respectivos roteiristas:
Com roteiro de Carl Fallberg
"Os Piratas de Tabasco" * Aqui podemos observar um dos primeiros ícones criados por Murry que é o carro do Mickey. Também podemos ver outro, que é a cena do Pateta com a mão na frente da boca. Vejam também as típicas casas de madeira americanas que ele tão bem retrata.
"O Magneto Maravilhoso" * Assim como Murry criou um carro característico para Mickey, ele também o fez para o Pateta, como podemos observar no exemplo acima.
"A Cidade Perdida" *Aqui vemos outra criação de Murry, o monomotor de asa alta que Mickey pilota. Existe também a versão hidroplano. Também podemos ver um típico personagem secundário, próprio de Murry: um professor careca, bigodudo e vestindo capote longo.
Outros exemplos de histórias de Paul Murry com roteiro de Carl Fallberg são: "A Lenda do Lago Grande", "A Cidade Naufragada", "O Caçador de Diamantes", "O Caso do Bandido que Desaparecia".
Com roteiro de Don Christensen
"Um Porta-Aviões no Céu" (da trilogia da P.I. - Polícia Internacional) * Aqui notamos novamente o Pateta com a mão na frente da boca e Mickey vestindo sua capa e chapéu de detetive. Nessas histórias Murry desenhou somente a dupla Mickey e Pateta, sendo que os cenários e os personagens humanos foram produzidos por Dan Spiegle, outro Mestre Disney. Essa experiência de mesclar dois desenhistas numa mesma história só aconteceu nesse caso e com apenas três histórias, daí o nome de "Trilogia da P.I.".
"Pluto no Circo" * Observe-se Mickey com a camisa branca por fora da calça, uma situação bem à vontade própria de histórias de família, junto com Chiquinho, Francisquinho e Pluto. Note-se ainda o vilão queixudo com roupa da marinha mercante, outra característica de Murry.
"Pluto Vai à Caça" * Aqui vemos Mickey com chapéu de caçador e portando a espingarda de cano duplo, também presente em várias histórias.
Outros exemplos de histórias de Paul Murry com roteiro de Don Christensen (que produziu muitas histórias estreladas por Pluto), são: "Pluto e o Cão Fantasma", "Pluto Caça Um Leão", "Tudo por Uma Mulher".
Com roteiro de Bob Ogle
"A Bruxa Adormecida no Bosque" *Bob Ogle produziu roteiros bem característicos para Murry desenhar. Aqui vemos como ele resgatou o vilão Mancha Negra (criado muito anteriormente por Gottfredson) mas readaptado de forma menos sinistra por Murry.
"O Ladrão de Zanzipar" *Outra maravilhosa criação de Ogle: o nascimento do Super Pateta. Vejam o desenho de Murry com o herói de ceroulas (roupa de baixo) vermelha. Interessante também observar os super-amendoins que nascem no pé como frutas, quando na verdade são raízes.
"O Estranho Caso do Dr. Tictac" * Aqui podemos observar o interior da casa do Pateta, sempre bagunçada e meio destruída, no traço de Murry. Nessa história Bob Ogle criou um vilão diferente, o tal Dr, Tictac, e também fez uma mescla de personagens, misturando Mickey, Super Pateta e Gepeto (pai de Pinóquio), um fato não muito comum em suas histórias.
Com roteiro de Vic Lockman
"Ali Patinhas e os Quarenta Metralhas" * Vic Lockman foi um dos criadores da subsérie "The Walt Disney Theatre" (Teatro Walt Disney) onde histórias clássicas como "Ali Babá e os Quarenta Ladrões" são adaptadas para os personagens Disney, sempre de uma maneira cômica. Aqui podemos notar como Murry desenha os Patos (no caso o Tio Patinhas) de uma forma mais arredondada, principalmente os bicos. Também podemos ver como os Metralhas tem o queixo mais redondo no seu traço.
"A Outra Ilha do Tesouro" * Observe-se o Bafodeonça bem gordo, queixudo e com a barba por fazer, típico de Murry.
"O Rei Mickey e os Cavaleiros da Távola Redonda" * Observe-se o castelo e o muro com as pedras aparecendo, próprios de Murry. Também os cavalos com cascos e focinhos avantajados.
Outra história com roteiro de Vic Lockman é: "Nos Tempos de Robin Hood".
Com roteiro de Del Connell
"Mancha Negra Encontra Super-Pateta" * Antes de Bob Ogle criar o Super Pateta definitivo (que se transforma quando come super-amendoins, Del Connell fez duas tentativas. A primeira foi esta acima, onde o Pateta na verdade pensa que é super mas não é. Observe-se novamente o cavalo característico de Murry.
"O Super Trapalhão" * A segunda tentativa de criar um super herói usando o Pateta foi essa acima onde a energia vem de uma "super capa" supostamente inventada pelo Prof. Pardal. Um pouco ridículo e sem sentido. Os super-amendoins são uma solução mais engraçada e mais coerente. Viva Bob Ogle! Aqui podemos observar outra grande característica do traço de Murry que é a lua no céu com as pontas voltadas para baixo.
"Que Cãofusão" * Murry também produziu Pluto com Del Connell nos anos 50, sempre com o lado trapalhão de Pluto.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo