As histórias que marcaram a infância daqueles que cresceram lendo as revistas Disney-Abril tiveram, por trás dos desenhistas, roteiristas criativos (todos americanos nascidos na primeira metade do século XX), responsáveis por muitos dos sonhos e objetivos que nortearam as vidas dessas crianças de outrora.
Embora desconhecidos até agora, na verdade foram eles que expandiram a Galeria Disney criando novos personagens, criando personagens parentes dos já existentes e até criando vilões e inimigos inesquecíveis.
Também escreveram roteiros de histórias extremamente criativas, com muita ação, mistérios e comicidades, que marcaram várias gerações de leitores.
Esta introdução acima irá abrir o item de "Características" de todos os escritores e roteiristas das histórias em quadrinhos Disney, doravante aqui apresentados.
Ted Osborne é um deles! Produziu roteiros para quase 200 histórias, contando somente as publicadas no Brasil.
"A Casa dos Sete Fantasmas" e "Mickey Jornalista" (Revista Especial Capa Dura, no. 3, de 1977).
Ted Osborne, no traço de Gottfredson, produziu algumas das melhores aventuras policiais com o Mickey detetive, como nos exemplos acima. No primeiro caso Mickey enfrenta uma quadrilha de contrabandistas que se fazem passar por fantasmas e no segundo caso ele enfrenta mafiosos que se aliam a políticos corruptos, a fim de controlarem o contrato de recolhimento de lixo da cidade (lembra alguma coisa atual?). Em ambas as histórias o roteiro é denso e cheio de reviravoltas.
"A Galinha Sábia" (Revista Pato Donald, no. 1500, de 1980 e Revista Pato Donald 50 Anos da Revista, no. 1, de 2000) .
No exemplo acima, Osborne roteirizou para os quadrinhos, no traço de Al Taliaferro, o desenho animado que deu origem ao Pato Donald.
"Mickey Contra Robin Hood" (Revista Mickey, no. 16, de 1954 e Revista Especial Capa Dura, no. 3, de 1977).
Esta história escrita por Ted demonstra sua capacidade de inventar coisas estapafúrdias. Mickey encolhe de tamanho e entra num livro onde encontra Robin Hood e sua turma. Fantasia pura que rendeu um roteiro interessante e que prende a atenção do leitor.
"A Ilha Do Céu" (Revista Mickey, no. 12, de 1953 e Revista Especial Capa Dura, no. 3, de 1977).
Finalizando, uma história onde Mickey encontra um suposto Prof. Tiraprosa que descobriu nada menos que a sonhada anti-gravidade. No final esse professor abandona o planeta Terra, levando sua invenção, porque a humanidade ainda não está preparada para tal.
Ted Osborne foi um roteirista que abordou temas bem adultos (e com lições de moral embutidas) em suas excelentes histórias. Verdadeiros clássicos.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo