Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Pabian, Jim


Pabian, Jim
Jim Pabian é um Mestre Disney que apresenta um traço muito semelhante ao de Bill Wright. Porém, como sua produção em quadrinhos foi muito pequena (atuou muito mais em animações) e menor ainda no Brasil, ele é pouco conhecido por aqui.
No entanto, sua importância em terras tupiniquins é bem grande pelos motivos que veremos a seguir.

"Adeus Aos Sorvetes" (Revista Pato Donald, no. 12 3, de 1954 e Revista Almanaque Disney no. 1, de 1970).

Como primeiro exemplo uma história com o personagem Tambor, com roteiro de autoria desconhecida, talvez do próprio Jim. Observe-se a qualidade do desenho, bem típico dos Anos de Ouro dos quadrinhos Disney.

"A Chave Perdida" (Revista Pato Donald, no. 192 e no. 193, de 1955 e Revista Mickey no. 69, de 1958).

Aqui, uma história com Mickey, onde podemos notar claramente a semelhança do traço de Pabian com o traço de Bill Wright, como acima citado. Trata-se de outra história com roteiro de autoria desconhecida o que nos faz supor que seja de autoria de Jim. Vale citar que é um roteiro bem surrealista, mas que agrada aos velhos fãs Disney.

"O Cãozinho Prodígio" (Revista Zé Carioca, no. 539, de 1962).

Finalizando, a história de Jim Pabian que o tornou um Mestre Disney importante no Brasil.
Trata-se da primeira história do famoso "Caso Zé Fraude" que consistiu no seguinte: quando a produção de histórias com Zé Carioca desenhadas no Brasil não conseguia mais atender a demanda, optou-se por redesenhar histórias com outros personagens, substituindo-os pelo Zé Carioca. E esta foi a primeiríssima.
Como se pode observar acima, com as duas versões lado-a-lado, Pabian a desenhou com Mickey e Jorge Kato a redesenhou com o Zé.
Durante muito tempo a história "A Múmia do Museu", estrelada por Donald e desenhada por Strobl, foi tida como a "primeira vítima" do "Zé Fraude". Porém, essa história saiu na revista Zé Carioca no. 541, enquanto que a do Pabian saiu uma edição antes.
Por que esse erro? Talvez por Pabian ser menos famoso do que Strobl? É hora de se fazer justiça:
Portanto, Jim Pabian, esse bem pouco conhecido Mestre Disney, foi a real "primeira vítima" do famoso "Caso Zé Fraude", com sua história originalmente intitulada "The Tagalong Pup" e que havia sido publicada pela primeira vez, nos EUA, em outubro de 1950.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.