Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Rodrigues Soares, MOACIR


Rodrigues Soares, MOACIR
Sobre Don Rosa (ver Características de Don Rosa), dissemos que: “o estudioso de quadrinhos Roberto Guedes, em seu livro “A Era de Bronze dos Super Heróis”, chama a atenção para as mudanças ocorridas nas HQs... quando os fãs – que cresceram - passaram a produzir as histórias”.
Pois bem... é o caso de Don Rosa e é o caso também do brasileiro Moacir Rodrigues Soares: o fã que se tornou desenhista!
Existem 230 excelentes histórias creditadas em seu nome. Além disso, Moacir faz parte do Trio Rodrigues de irmãos Mestres Disney, junto com Irineu e Verci.
Moa é o primogênito.

“Ninguém Segura O Mancha” (Revista Pato Donald, no. 1.130, de 1973). Aqui, um primeiro exemplo de história com o Pateta (alterego do Superpateta), personagem Disney que o Moa mais desenhou em sua carreira. Com roteiro primoroso e engraçado do Mestre Ivan Saidenberg, podemos observar o seu traço apurado de Moacir que nada fica devendo para Paul Murry, uma de suas influências.

“O Ovo Que Deu Bode” (Revista Pato Donald, no. 1.128, de 1973). Acima, um exemplo de história com roteiro do sempre competente Mestre Júlio de Andrade, desta vez com Donald, Sobrinhos & Cia. Observe-se nesse caso como a influência de Carl Barks se faz sentir no traço primoroso de Moa.

“O Estranho Fenômeno Do Encolhimento” (Revista Tio Patinhas, no. 131, de 1976). Finalizando, uma história épica, com roteiro do saudoso Oscar Kern, onde Moacir desenha, além de um majestoso cenário galáctico, uma mescla impressionante de personagens Disney, tais como: Tio Patinhas, Pardal, Lampadinha, Ludovico, Peninha, Donald, Margarida, Mickey, Minnie, Pateta, Huguinho, Zezinho, Luisinho, Mobidique e Metralhas, numa demonstração cabal de que se trata de um Mestre Disney mais do que merecedor de usar esse título, assim como seus irmãos Irineu e Verci.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.