Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Rodrigues de Melo, VERCI


Rodrigues de Melo, VERCI
Sobre Don Rosa (ver Características de Don Rosa), dissemos que: “o estudioso de quadrinhos Roberto Guedes, em seu livro “A Era de Bronze dos Super Heróis”, chama a atenção para as mudanças ocorridas nas HQs... quando os fãs – que cresceram - passaram a produzir as histórias”.
Pois bem... é o caso de Don Rosa e é o caso também do brasileiro Verci Rodrigues de Mello: o fã que se tornou desenhista!
Existem 534 excelentes histórias creditadas em seu nome. Além disso, Verci faz parte do Trio Rodrigues de irmãos Mestres Disney, junto com Moacir e Irineu.
Verci é o caçula do trio e o segundo mais produtivo.

“A Superpasta De Amendoim” (Revista Pato Donald, no. 1.624, de 1982). Aqui, um primeiro exemplo de história com uma dupla inusitada: Tio Patinhas e Pateta, num roteiro de Gerson L. B. Teixeira. Podemos observar a qualidade do traço de Verci que representa o Pateta apenas por seu chapéu inconfundível.

“A Doença Do Sono” (Revista Peninha [1ª Série], no. 10, de 1983). Acima, um exemplo de história com roteiro do grande Mestre Renato Canini, com o personagem Pena das Selvas, meta-personagem desenhado pelo Peninha para o Jornal A Patada. Aqui também Verci esbanja competência.

“A Volta Do Aranha” (Revista Almanaque Disney, no. 147, de 1983). Finalizando, uma HQ que conta com um roteiro clássico da criatividade irreverente do Mestre Ivan Saidenberg, estrelando o Morcego Vermelho, super (?) herói em que o Peninha se transforma. Com um roteiro engraçado como esse, Verci faz sua demonstração cabal de que se trata de um Mestre Disney mais do que merecedor de usar esse título, assim como seus irmãos Moacir e Irineu.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.