Os cerca de 1.000 roteiros escritos por Ivan Saidenberg, durante seus 15 anos de trabalho na Editora Abril (de 1970 à 1985) foram desenhados por vários Mestres Disney Nacionais que viveram aqueles Anos de Ouro. Veremos alguns exemplos do que essas parceriais renderam em termos de excelentes e inesquecíveis histórias e criações.
EM PARCERIA COM DESENHOS DE RENATO VINICIUS CANINI
"Herdeiros Trapaceiros" (Revista Zé Carioca, no. 1.085, de 1972)
"O Comprador de Bondes" (Revista Almanaque Disney, no. 59, de 1976)
"O Morcego Verde" (Revista Zé Carioca, no. 1.217, de 1975)
No primeiro exemplo, desta série abordando o personagem Zé Carioca, a primeira aparição de Zé Jandaia, o primo cearense, e Zé Pampeiro, o primo gaúcho, personagens característicos dessas histórias com cunho bem brasileiro, criados por Ivan. No segundo exemplo, a história de apresentação do personagem Zé Queijinho, o primo mineiro de Zé Carioca, e sua cabra Gabriela. No terceiros exemplo, a primeira história do Super-Herói Morcego Verde, alter ego de Zé Carioca, extraordinária criação da dupla Ivan Saidenberg (roteiro) e Renato Canini (desenho).
EM PARCERIA COM DESENHOS DE CARLOS EDGARD HERRERO
"Pateta Olímpico: Vamos Todos a Munique" (Revista Edição Extra, no. 52, de 1972)
"Quem é O Morcego Vermelho?" (Revista Edição Extra, no. 53, de 1973)
"Pena Kid e Xaxam" (Revista Pato Donald, no. 1.190, de 1974)
No primeiro exemplo, uma história da série "Pateta Olímpico", criação de Said para a época da Olimpíada de Munique, em 1972. A dupla Herrero-Saidenberg produziu muitas histórias de sensacional estilo cômico. No segundo exemplo, a história de origem do Morcego Vermelho - super herói e alter ego do Peninha - a mais famosa e engraçada criação da dupla Herrero-Saidenberg. No terceiro exemplo de série da dupla Herrero-Saidenberg, apresenta-se o impagável caubói Pena Kid e seu Alazão de Pau, personagens desenhados (supostamente) pelo Peninha para o jornal "A Patada". Trata-se de uma história em quadrinhos dentro de uma história em quadrinhos. Idéia genial de Saidenberg.
EM PARCERIA COM DESENHOS DE PRIMAGGIO MANTOVI
"Os Balões" (Revista Almanaque Disney, no. 31, de 1973)
"Mancha em Duplicata" (Revista Tio Patinhas, No. 111, de 1974)
"A Volta de 00-ZÉro" (Revista Almanaque Disney, no. 44, de 1975)
No primeiro exemplo, uma história - de cunho educativo - versando sobre a invenção dos balões. No segundo exemplo, uma história cômica com os personagens Mancha Negra e Madame Min, unidos pela primeira vez por Paul Murry. No terceiro exemplo, o retorno de um famoso personagem, criação de Al Hubbard - o 00Zéro. Nestes 3 exemplos fica claramente demonstrado que Ivan Saidenberg tinha a capacidade de escrever (muito bem) sobre qualquer tema.
EM PARCERIA COM DESENHOS DE SÉRGIO LIMA
"Ama-Seca Por Acaso" (Revista Zé Carioca, no. 1.095, de 1972)
"O Chapéu Que Foi Pro Beleléu" (Revista Zé Carioca, no. 1.097, de 1972)
No primeiro exemplo, uma história onde aparecem, além de Donald e Margarida, os meninos Kiro e Bim, criações estranhas do Ivan, que às vezes se mostrava criativo em excesso. No segundo exemplo, uma história com o Professor Pardal e seu famoso Chapéu Pensador - surgido originalmente nas histórias de Tony Strobl. Aqui também aparece o inimigo de Pardal: Professor Gavião.
EM PARCERIA COM DESENHOS DE EUCLIDES MIYAURA (O "CHIN")
"O Boneco da Sorte" (Revista Pato Donald, no. 1.198, de 1974)
"Um Entregador Sob Encomenda" (Revista Pato Donald, no. 1.200, de 1974)
No primeiro exemplo, uma história cômica passada no cotidiano de Donald & Sobrinhos. No segundo exemplo, outra história cômica desta vez com o Peninha, personagem muito utilizado nas produções dos anos 1970.
EM PARCERIA COM DESENHOS DE ROBERTO O. FUKUE
"Os Sete Supergolpes" (Revista Almanaque Disney, no. 41, de 1974)
"O Feitiço Das Manchas Na Cara" (Revista Tio Patinhas, no. 180, de 1980)
"Viagem À Quarta Dimensão" (Revista Almanaque Disney, no. 75, de 1977)
"O Saci-Pererê" (Revista Zé Carioca, no. 1.561, de 1981)
No primeiro exemplo, uma história cômica com o SuperPateta. No segundo exemplo, uma história mesclando as personagens de origens diferentes: Maga Patalójika, Madame Min, Bruxa Má, Bruxa Vanda e Bruxinho Peralta. Uma ousadia de Ivan. No terceiro exemplo, uma história de aventura com Mickey, Pateta e o personagem Esquálidus. No quarto exemplo, mais uma história com o personagem Zé Carioca, onde Saidenberg utiliza elementos do folclore brasileiro.
EM PARCERIA COM DESENHOS DE LUIZ PODAVIN
"Perigo da 4ª. Dimensão" (Revista Almanaque Disney, no. 139, de 1982)
Neste exemplo, uma história com Mickey e Esquálidus, que vem a ser a continuação da história "Viagem À Quarta Dimensão", desenhada por Roberto Fukue e apresentada acima.
Como disse Júlio de Andrade: "Se não fosse o Said tão prolífico e tão criativo, boa parte da produção Disney dos anos 70 não existiria."
E assim, como ficou demonstrado nesta pequena amostra da vasta obra de Ivan Saidenberg, esse Mestre Disney foi um criador que transitou com facilidade por todos os temas e todos os personagens das Revistas Disney, ampliando esses personagens e suas características e apresentando sempre um produto de qualidade que alegrou uma época e que ficará para alegrar, ainda, muitas outras gerações no futuro.
Sem sombra de dúvida, um "Imortal Mestre Disney".
Texto e pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Auxílio Técnico: Cláudio Jurischka
EsquiloScan Administrator