Romano Scarpa foi um dos pioneiros entre os Mestres Disney Italianos. Nos trabalhos iniciais de sua carreira, embora respeitasse mais as características dos personagens, já gostava de apresentar novidades. Com o tempo, passou a introduzir novos personagens, que, de certa forma desfiguraram o Universo Disney original, criando uma galeria diferenciada que é somente sua.
"O Jôgo da "Noivinha Negra"" (Revista Tio Patinhas, #6, de 1965). No exemplo acima, com roteiro de Giampaolo Barosso, vemos o traço forte de Romano que transmite movimento. Outra caracteristica dele é o quadro inicial ocupando toda a página.
"O Feitiço da Milionária" (Revista Tio Patinhas, #13, de 1966). Acima, mais um exemplo com roteiro de Giampaolo Barosso, onde podemos observar uma característica de Scarpa que acabou influenciando alguns outros desenhistas italianos: trata-se de desenhar os patos com o bico erguido para o alto e as costas curvadas para trás.
"O Papagaio do Cientista" (Revista Mickey, #155, de 1965). Neste outro exemplo, também com roteiro de Giampaolo Barosso, uma história de Scarpa onde aparece o Mancha Negra, aqui chamado de Borrão Vermelho. Vale ressaltar que, assim como no original de Gottfredson, este Mancha (ou Borrão) quando é desmascarado apresenta a cara de Walt Disney. Observe-se a excelente perspectiva do quadro inicial.
"A Trinca do Gatilho" (Revista Tio Patinhas, #7, de 1965). Neste exemplo acima, com roteiro de Roberto Catalano, uma história passada no Velho Oeste, tão apreciado pelos italianos, onde observamos a excelente movimentação dos personagens. Já o cenário inicial... deixa a desejar.
"História e Glória da Dinastia Pato - Primeira Aventura - O Segredo do Baú" (Revista Disney Especial, #100, de 1987). Acima, "O Segredo do Baú", o primeiro episódio da saga "História e Glória da Dinastia Pato", com brilhante roteiro de Guido Martina e excelente desenho de Scarpa. Romano desenhou também os seguintes episódios: "O Tesouro e O Dragão", "O Corsário Mascarado", "No Mississipi" e "O Segredo do Tesouro", totalizando cindo dos nove episódios que compõem a saga.
Para finalizar, reforçando o que foi dito no início, Romano Scarpa criou vários personagens novos para a Galeria Disney. Alguns deles foram: "Gedeão Mac Patinhas" (irmão mais novo do Tio Patinhas), "Atomino Bip Bip" (amigo de Mickey), Brigite (par romântico do Tio Patinhas), Amadeu Júnior (filho do Amadeu), Pata Lee (neta de Dora Cintilante), Tudinha (esposa de João Bafodeonça), Algatone (primo de Bafodeonça) e Petúlia (esposa do Coronel Cintra). Esses personagens também se configuram como características marcantes de Scarpa.
Texto e Pesquisa
Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo