Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Spiegle, Dan


Spiegle, Dan
As histórias de Dan Spiegle são fáceis de identificar porque são todas adaptações de filmes de longa metragem ou de filmes de séries, produzidos pelos Estúdios Disney (mas não de desenhos animados), para histórias em quadrinhos. É interessante lembrar que, nos idos dos anos 50, 60 e até 70, as produções cinematográficas americanas (Disney incluído) demoravam muito para serem lançadas no Brasil, diferentemente do que ocorre nos dias de hoje, quando são praticamente simultâneas.
Desse modo, a forma que tínhamos para tomar conhecimento desses filmes (enquanto não fossem lançados nos cinemas daqui) era através das revistas em quadrinhos e da arte de Spiegle.

"Aquele Gato Danado" Um exemplo de filme de longa metragem tipicamente Disneyano, estrelado por um gato.

À seguir "As Desventuras de Merlin Jones", um exemplo de filme de série, neste caso da série "Merlin Jones".

No exemplo "Operação Unidade Invisível", primeira história da "Trilogia da P.I.", onde Dan Spiegle usou sua vasta experiência em desenhar cenários e figuras humanas para, junto com Paul Murry (vide Características de Paul Murry) e com roteiros de Don Christensen, mesclar Mickey e Pateta com personagens humanos em três histórias inesquecíveis (daí o título de "Trilogia") sobre uma suposta "Polícia Internacional", a "P. I.".
Essa experiência de mesclar dois desenhistas (Spiegle: humanos e cenários - Murry: Mickey e Pateta) numa mesma história só aconteceu nesse caso e ao que consta foram as únicas três histórias que Dan Spiegle produziu no Universo Disney e que não foram adaptações de filmes.

"Indiozinho Voador" - Foram também de Spiegle a famosa série Mario e Juca (Spin and Marty) que enfeitaram por um bom tempo as tão apreciadas edições dos tenros Almanaque do Tio Patinhas.

Outras séries que foram quadrinizadas por Dan e que podemos citar são: "Rapôsa do Pântano", "O Espantalho" e "Herbie" (esta última baseada no filme "Se Meu Fusca Falasse" que também foi quadrinizado por Spiegle).

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Gibologo e Colecionador
Adaptação: Divictor
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.