Al Taliaferro iniciou sua carreira de desenhista de quadrinhos na função de arte-finalista das tiras de jornais desenhadas por Floyd Gottfredson (vide Características de Floyd Gottfredson), e assim como Bill Wright, Dick Moores e Manuel Gonzales (vide Características de Wright, Moores e Gonzales) sofreu grande influência do Mestre Floyd.
Só depois desenvolveu estilo próprio, tornando-se um dos melhores e mais conhecidos Mestres Disney. Taliaferro desenhou vários personagens da galeria Disney, mas ficou mais conhecido por sua produção envolvendo o pato Donald e sua família. Que, aliás, ele fez crescer. Sua produção foi, em sua quase totalidade, de tiras de jornais, piadinhas de meia página (muitas vezes sem balões de diálogos) ou historinhas de uma página.
AL TALIAFERRO com roteiro de Ted Osborne
"Álbum de Recordações apresenta Uma do Donald" (Revista Pato Donald, no. 77, de 1953). Nesta história acima (de 1936) podemos observar como os primeiros desenhos de Donald feitos por Al são praticamente iguais aos de Gottfredson: bico comprido, gorro no alto da cabeça, etc. Notem ainda como Al dá movimento ao desenho e usa o recurso, muito dele, embora "herdado" de Floyd, do gorro de Donald sair voando quando ele se assusta. Em "O xerife do Vale Pepita" (à direita) desenhado por Floyd e arte-finalizado por Al, constatamos a relação estreita de trabalho dos dois.
AL TALIAFERRO com roteiro de Homer Brightman
"Sem Título" (Revista Pato Donald, no. 1.234, de 1975). Neste outro exemplo (de 1938) já podemos observar o Donald mais ao estilo próprio que Taliaferro veio a desenvolver: bico mais curto e mais arredondado, gorro meio caído na cabeça, etc. Porém o personagem coadjuvante é o típico "milionário" de Gottfredson. Vejam que é igualzinho ao proprietário da mansão na história "Casa dos Sete Fantasmas", de Floyd. Aqui o gorro de Donald saiu voando quando ele ficou com raiva. Alteração típica de Al. Em "Echo answer" mais um exemplo das impagáveis gags da dupla.
AL TALIAFERRO com roteiro de Bob Karp
Com Bob Karp, Taliaferro teve sua melhor e maior produção. São desse roteirista a maioria das histórias que Al desenhou e também foi dessa parceria que surgiram personagens e ícones para sempre ligados às histórias de Donald.
"Os Sobrinhos" (Revista Cinquentenário Disney, no. 1, de 1973), neste primeiro exemplo, e um dos mais importantes, vejamos na história acima (de 1938) uma aparição dos sobrinhos de Donald: Huguinho, Zezinho e Luizinho, uma criação da dupla Taliaferro - Karp. Outra característica do trabalho dessa dupla foi a elaboração de sequências de tiras usando um mesmo tema. Podemos observar uma sequência com o tema "Escoteiros". Vejam o estilo de Al para representar os movimentos. Importante observar que neste caso acima se tratam de legítimos Escoteiros, aqueles de Baden Powell. Observem os uniformes e os chapéus. Já o grupo que os patinhos participam, onde eles usam um gorro de pele com rabicho, criado pelo Mestre Carl Barks (vide Características de Carl Barks) teve seu nome incorretamente traduzido no Brasil como "Escoteiros-Mirins", mas no original não são legítimos escoteiros e sim um clube para garotos, ao estilo americano, chamado "Junior Woodchucks" (que poderia ser traduzido como "Pequenas Marmotas"). No entanto, a bem da verdade vale frisar que os "escoteiros" de Barks se eternizaram, enquanto que os Escoteiros de Taliaferro, aqui mostrados, não sobreviveram às tiras de jornais.
"Feliz Natal" (Revista Natal Disney de Ouro, no. 4, de 1982 e Revista Pato Donald 70 Anos, no. 1, de 2004) Dentro da idéia de sequências de histórias com um mesmo tema foi que surgiu outro personagem importante da família Pato, mostrado no exemplo acima, a Vovó Donalda. Na sequência com o tema "A Visita da Vovó", ela aparecia para uma visita na casa do neto Donald, que acabava se prolongando por um bom tempo e por um bom número de tiras de jornal. Mais uma sensacional criação da dupla Taliaferro - Karp.
"Donald Encontra Margarida" (Revista Pato Donald, no. 2.216, de 2001 e Revista Cinquentenário Disney, no. 1, de 1973) Outro personagem importante criado pela dupla Taliaferro - Karp foi a Margarida, eterna namorada de Donald, mais uma idéia explorada em uma sequência de tiras.
"Clássicos Donald: Todo Mundo Volta" (Revista Pato Donald, no. 2.219, de 2001). Neste outro exemplo, mais uma criação da dupla Taliaferro - Karp para uma sequência de tiras de jornal (de 1938), o cachorro mascote de Donald chamado Bolívar. Observem a qualidade do desenho, embora com poucos detalhes. Estilo enxuto e sensacional de Al.
"Sem Título" (Revista Pato Donald, no. 2.215, de 2001). Nem só parentes e mascote foram criados pela dupla Taliaferro - Karp. Outro ícone na vida de Donald, tão importante que pode até ser considerado um "personagem" é o seu carro, como mostrado no exemplo acima (de 1940).
Finalizando é importante que se diga que as criações da dupla Taliaferro - Karp foram tão importantes no Universo Disney, e também tão bem aceitas pelo público, que acabaram incorporadas para sempre e utilizadas também por outros grandes Mestres. Quanto ao estilo de desenho de Al Taliaferro, é daqueles que uma vez visto jamais se esquece. Um grande Mestre Disney, sem a menor dúvida.
Texto e Pesquisa
Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo