Embora Van Osten tenha trabalhado como arte-finalista de Gottfredson (vide Características de Floyd Gottfredson) ele acabou desenvolvendo um estilo de desenho um tanto quanto tosco e muito mais assemelhado ao de Mike Arens (vide Características de Mike Arens) ou ao de Phil De Lara (vide Características de Phil De Lara) do que ao traço clássico de Floyd.
"Problemas de Transporte" (Revista Pato Donald, no. 1.034, de 1971). Acima, um exemplo de história com Mickey e Pateta, em roteiro de Cal Howard. Observe-se os detalhes um tanto quanto descaracterizados: o carro do Mickey, o carro do Pateta e sobretudo o chapéu do Pateta... bem diferentes do usual.
"Escoteiro Tarimbado... e Azarado" (Revista Almanaque Disney, no. 18, de 1972). Acima, mais uma história com roteiro de Cal Howard, o eterno parceiro de Carson. Sempre com Mickey, sua família e seus amigos, a especialidade da dupla Van Osten-Howard. Observe-se o estilo do desenho, facilmente confundível com Mike Arens (vide Características de Mike Arens) ou com Phil De Lara (vide Características de Phil De Lara).
"Assalto Corrido" (Revista Tio Patinhas, no. 90, de 1973). Nesta história da dupla Van Osten-Howard, pode-se observar uma certa influência de Paul Murry (vide Características de Paul Murry) no desenho dos personagens João Bafo-de-onça e seu capanga Escovinha. Já o cenário é típico do traço de Arens ou De Lara.
"O Cavalheiro da Chuva" (Revista Mickey, no. 253, de 1973). Mais um exemplo de história com roteiro de Cal Howard onde pode-se analisar os casais Mickey-Minie e Pateta-Clarabela no traço típico e bem singelo de Carson. Toda a produção dele foi voltada exclusivamente para histórias com a família Rato, seus amigos e vilões correlatos.
"A Floresta Sagrada" (Revista Almanaque Disney, no. 35, de 1974). Finalizando, mais uma história da dupla Van Osten-Howard onde pode-se observar novamente uma influência de Paul Murry, tanto no avião monomotor de Mickey como no personagem coadjuvante barbudo e até no cenário. Parece que apesar de ter tido uma proximidade maior com o traço de Gottfredson, Carson inspirou-se mais no Mickey de Murry, talvez por ter crescido nos anos 1950 apreciando as histórias clássicas de Mickey e Pateta produzidas por Paul.
Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo