Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Ventura, Fernando


Ventura, Fernando
A produção profissional de Fernando, com quadrinhos Disney, começou em 1999. De lá para cá ele não parou mais e torcemos para que cada vez mais ele possa produzir quadrinhos de qualidade com todos os personagens da extensa Galeria Disney.

"Transporte Desumano" (História Inédita, de 2001). O exemplo acima foi o trabalho de conclusão do Curso de Design Gráfico de Fernando, concluído em 2001. Trata-se de uma história de 10 páginas estrelada pelo Professor Ludovico, ainda inédita, sobre transporte urbano. Para elaborá-la ele pesquisou não só todas as historias antigas desse personagem, como também todos os desenhos animados. E foi a partir destes que teve a idéia de usar aquarelas nas cores da história. Ironicamente, no final dessa HQ ocorre uma enchente (como não podia deixar de acontecer em Sampa) o que combinou muito bem com água, justamente a base da aquarela. Observe-se a qualidade excepcional do desenho, digna dos grandes Mestres Disney do passado, como Murry ou Strobl..... Fernando é realmente muito bom no que faz!

"O Réptil Devorador" (Revista Zé Carioca, no. 2153, de 2000). Neste outro exemplo, uma história com roteiro e desenho de Ventura, onde podemos ver como ele imprime movimento no traço e como ele inova na composição das páginas.

"Prático" (Revista Mickey, no. 646, de 2001). Aqui um exemplo de história para demonstrar que Fernando desenha (e bem) todo e qualquer personagem da Galeria Disney. Embora seja de conhecimento geral que sua preferência é pelo papagaio brasileiro, observe-se o seu excelente traço ao desenhar o Mickey original de calção vermelho e o seu mascote Pluto. Mais uma vez é preciso chamar a atenção para sua inovadora composição da página com "quadrinhos" redondos e com quadrinhos que se interpenetram uns aos outros. O roteiro dessa hsitória e de Lúcia de Nóbrega.

"Baby Zézinho Carioca" (Desenho inédito e exclusivo, de 2007). Finalizando, um desenho inédito e exclusivo (que talvez o próprio Fernando nem se lembre mais que o produziu) retratando como seria o Baby Zézinho Carioca. Uma brincadeira dele, envolvendo seu personagem Disney predileto, encaminhada para os amigos (entre os quais me incluo) há alguns anos atrás. Até quando ele "rabisca" ele o faz com propriedade e estilo próprio.

"Logotipo dos EsquiloScans" Gentilmente elaborado por Fer, em parceria com Diego Munhoz, o logo que presenteou aos Esquilos.

Vida longa ao Mestre Fernando Ventura!

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.