Lista de Mestres   Biografia do Mestre

Walsh, Stan


Walsh, Stan
Stan Walsh produziu poucas histórias em quadrinhos para a Disney e uma quantidade menor ainda foi publicada no Brasil. No entanto, ele merece destaque por algumas características que lhe foram conferidas - talvez não de forma intencional - pela Editora Abril, quais sejam:
todas as suas histórias foram publicadas quase que somente na Revista Mickey;
todas as suas histórias foram publicadas somente nos anos 1950.

"O Melhor Meio" (Revista Mickey, no. 36, de 1955). Acima, a primeira história de Stan publicada no Brasil, um exemplo de "one-page" cômica com os personagens Mickey e Pluto. Esta consta - assim como as demais aqui apresentadas - como "roteiro desconhecido". Acredita-se que sejam todas com roteiros do próprio Walsh.

"O Bando de Autômatos" (Revista Mickey, no. 46, de 1956). Acima, um exemplo de história longa com lay-out remontado, prática comum na Editora Abril dos anos 1950. Neste caso pode-se avaliar bem as características de Stan Walsh e o que observa-se é um traço muito tosco que chega a ser pior do que o do trio Abranz, Fletcher e Destuet (vide as Características desses outros Mestres). E no que se refere ao roteiro só se pode comentar que é extremamente simplório.

"Os Maléficos" (Revista Mickey, no. 69, de 1958). Este é o primeiro exemplo de história de Stan publicada e que merece destaque. O motivo é fazer parte da primeira Edição Especial de 100 páginas da Revista Mickey. Essa edição (vide capa acima), assim como a apresentada a seguir, foram uma inovação da Editora Abril, ambas no ano de 1958. A primeira - número 69 - saiu nas férias de julho e a segunda - número 74 - saiu em novembro, no início das férias de fim-de-ano. Nessa história, com suposto roteiro do próprio Walsh, vê-se Tico e Teco às voltas com o Donald. Trata-se de uma produção superior de Stan, pois ele parece desenhar melhor os esquilos e o pato do que o rato. O lay-out também foi remontado.

"A Neve" (Revista Mickey, no. 74, de 1958). Finalizando, mais uma história com Tico e Teco em atrito com o Donald, no traço bem típico de Stanley, que desenha esses persongens com capricho. O roteiro também se supõe que seja dele. Essa história saiu na Edição Especial de 100 páginas da Revista Mickey - número 74 (vide capa acima) - já citada. Para os fãs mais antigos e que viveram os anos 1950, essas duas edições foram muito marcantes e por isso Stan Walsh também ficou marcado, pois em ambas ele compareceu com ótimas histórias dos esquilos com o pato.

Texto e Pesquisa: Cesar Brito
Colecionador e Gibólogo
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.