Bill Wright, durante muitos anos, foi arte-finalista de Floyd Gottfredson e até de Manuel Gonzales (que era "desenhista-fantasma" de Gottfredson). Com certeza, foi por esse motivo, que seu traço ficou facilmente confundível com o desses dois outros mestres, especialmente com Floyd. Porém, diferentemente de Gonzales, que desenhava principalmente histórias baseadas no dia-a-dia de Mickey e Pateta, Wright produziu algumas das maiores e melhores aventuras envolvendo essa dupla de personagens.
Além disso, em algumas dessas principais histórias não consta nenhum nome de roteirista o que nos faz crer que esses roteiros possam ser do próprio Bill, aumentando assim, ainda mais, o seu valor de Grande Mestre Disney.
"O Balão do Pateta" - Sendo difícil diferenciar o seu traço por si só, podemos identificar suas histórias principalmente pelo papel preponderante que o Pateta sempre desempenha, como no exemplo abaixo, onde ele convida Mickey para uma extravagante viagem de férias em balão.
"Mickey no Império Submarino" - Aqui, no próximo exemplo, veremos outro exemplo de história diferenciada de Bill, onde o Pateta se revela um inventor e criador de um esdrúxulo "tanque submarino".
"Um Serviço que não é Moleza" - E por último outro exemplo onde o Pateta desempenha um papel preponderante, numa divertida véspera de Natal.
Bill Wright foi sem dúvida um excepcional Mestre Disney, pouco valorizado, quase desconhecido, mas o mesmo não acontecendo com as histórias que criou. Acredito que ao tomar conhecimento de seu trabalho e identificar o mesmo, o verdadeiro fã Disney irá se surpreender ao descobrir que as histórias que ele criou são algumas daquelas mais lembradas.
Pesquisa e Texto: Cesar Brito
Gibólogo e Colecionador