11 - MELODY TIME (TEMPO DE MELODIA).
1948
Coletânea de curtas metragens baseados em canções:
1) "ONCE UPON A WINTERTIME" (ERA UMA VEZ NO INVERNO).
- baseado em canção homônima interpretada por Frances Langford.
2) "BUMBLE BOOGIE" (O BESOURO)
- baseado numa versão jazzística de "O Vôo do Besouro" de Rimsky-Korsakov.
3) "JOHNNY APPLESEED" (JOÃOZINHO MACIEIRA)
- baseado na história real de John Chapman, com canção interpretada por Dannis Day.
4) "LITTLE TOOT" (APITINHO O PEQUENO REBOCADOR)
- baseado em poema de Hardie Gramatky, com canção interpretada pelo grupo "The Andrew Sisters"
5) "TREES" (ÁRVORES)
- baseado em poema de Alfred Joyce Kilmer.
6) "BLAME IT ON THE SAMBA" (O ARACUÃ)
- Donald e Zé Carioca com sambas interpretados pelo grupo "The Dinning Sisters" acompanhadas pela organista Ethel Smith.
7) "PECOS BILL" (PECOS BILL)
- baseado em história narrada pelo cowboy hollywoodiano Roy Rogers.
Texto e Pesquisa: CESAR BRITO
Tempo de Melodia (no original em inglês: Melody Time) é um filme estadunidense do gênero animação produzido pela Disney em 1948 foi lançado nos cinemas em 27 de maio de 1948. O filme foi produzido por Walt Disney e dirigido por quatro diretores: Jack Kinney, Clyde Geronimi, Hamilton Luske e Wilfred Jackson.
Era uma vez no inverno. Um rapaz e sua namorada patinam sobre o gelo numa noite de inverno. Mas, após um desentendimento, o gelo acaba se partindo, a ponto de quase provocar uma tragédia menina. O rapaz parte para um resgate dramático, auxiliado pelos bichos da mata e os cavalos da charrete. Este curta também foi usado pela Disney em vídeo com a canção Jingle Bells.
A Dança do Zangão. Esse segmento trata de um pesadelo surrealista vivido por uma abelha solitaria, que tenta desesperadamente escapar de imagens materializadas pela música frenética.
Johnny Semente-de-Maçã. Esse segmento reconta a história de John Chapman, que passou a maior parte de sua vida vagando pelos Estados Unidos (principalmente Illinois e Indiana) e plantando macieiras, ganhando assim seu apelido. A Dennis Day narrou e dublou todas as vozes exceto o anjo que foi dublado por Dallas McKennon.
O Rebocador Apitinho. Esse segmento é adaptado de um poema de Hardie Gramatky e mostra um pequeno rebocador que procura ser igual ao seu pai mas, sem querer, provoca uma série de acidentes e é banido do porto. Durante uma forte tempestade, porém, tem a chance de demonstrar sua bravura e de reabilitar-se.
Árvores. Esse segmento recita um famoso poema do autor americano Joyce Kilmer, uma visão lírica das estações do ano.
A Culpa é do Samba. Esse segmento traz o Pato Donald e Zé Carioca às voltas com uma ave maluca dos trópicos, o Aracuã, que os introduz nos segredos do samba.
Pecos Bill. É o segmento final, onde este famoso herói do Texas, o maior vaqueiro que já houve na face da terra, junto ao seu fiel cavalo Widowmaker, mostram a grandiosidade exageradamente grande do Texas e dos texanos. Pecos apaixona-se pela beldade Slue-Foot Sue, e o desenho é na verdade a história narrada pelo cowboy Roy Rogers às crianças Bobby Driscoll e Luana Patten. Este segmento foi posteriormente editado digitalmente, apagando-se o cigarro que Pecos Bill fumava nalgumas cenas. (Texto Wikipédia)