1931 (pelo final do ano) – A editora britânica Dean lançou “Mickey Mouse Annual” que, tudo indica, terá sido a primeira publicação Disney na Europa. Foi também a primeira vez que quadrinhos Disney apareceram num meio de publicação diferente das tiras de jornal.

A mesma data também é referida pelo Professor Roberto Elísio dos Santos. Convém fazer desde já uma pequena nota, uma vez que este livro aparece habitualmente referenciado como sendo editado em 1930. Isto acontece porque as pessoas se referem à data do copyright. Ora, a maior dessas datas pode ser do ano anterior, originando uma identificação errônea. Esta dúvida pode ser facilmente esclarecida consultando o site http://www.tonystrading.co.uk/info/identifyingannuals.htm.

Sabe-se que esta publicação continha pequenas histórias desenhadas por um artista britânico, chamado Wilfred Haughton, o que nos leva ao fato de também a Grã-Bretanha ter sido o primeiro país a produzir as suas próprias histórias Disney.

 
 

13 de outubro de 1932 – Na Turquia inicia-se a publicação da primeira série do jornal “Afacan” onde surgem alguns desenhos do Mickey, uns de produção local e outros desenhados nos Estados Unidos.

 

2 de fevereiro de 1933 – Termina a primeira série de “Afacan”.

 
 

31 de dezembro de 1932 - G. Nerbini, um editor de Florença, Itália, lançou um semanário chamado “Topolino”. Nos primeiros números (até #7) os desenhos não se pareciam muito com personagens Disney.

 
 

11 de fevereiro de 1933 – No seu número 7 “Topolino” começou a usar balões para representar as palavras (“Mickey Mouse Annual” já o fazia desde 1931!). Foi seguido pelas diversas publicações de França, Espanha e Portugal. Isso conduziu a Europa à normalização da utilização dos balões, em linha com o que já se fazia na América.

 
 

31 de outubro de 1934 – Nasceu “Le Journal de Mickey” numerado oficialmente com o número 1, após duas edições de teste (em 1 de Junho de 1934 e em 14 de Outubro de 1934). Apesar do formato semelhante ao da congénere italiana iniciou a publicação imediatamente como revista Disney. Atingiu a impressionante soma de 300.000 cópias, por semana, em circulação.

 

 

1934 – Na Turquia inicia-se a segunda série de “Afacan”, agora com alguns desenhos do britânico Wilfred Haughton e histórias importadas dos Estados Unidos. Aparentemente terá durado até 1939, ano em que se fundiu comÇocuk Sesi” (a tradução literal do título será “A Voz das Crianças”?), uma outra revista para crianças, que se havia iniciado em 1928 mas só publicou material Disney a partir de 1934.

 
 

7 de Março de 1935 – Nasceu em Barcelona, Espanha, “Mickey – Revista Infantil Ilustrada”, mais uma revista semanal. Muito parecida com a revista francesa, foi publicada pela Editorial Molino.

 

8 de Agosto de 1936 – Desde Julho que sopravam os ventos da Guerra Civil Espanhola. Como consequência das dificuldades “Mickey – Revista Infantil Ilustrada”cessou a publicação no número 74.

 
 

21 de Novembro de 1935 – Começou a ser publicada no Porto, Portugal, a revista “Mickey”, da editora Primeiro de Janeiro. Curiosidade: o cabeçalho era praticamente igual ao da espanhola.

 

31 de Dezembro de 1936 – Dificuldades várias ditaram o fim prematuro da publicação portuguesa “Mickey” no número 58.

 
 

1935 – Iniciam a publicação, na Turquia, “Mikifare” e “Çocuk Sesi'nin Miki Fare Albümü” com algumas histórias envolvendo personagens Disney.

 

 

8 de Fevereiro de 1936 –"Mickey Mouse Weekly” inicia a sua publicação em Inglaterra. O tamanho era idêntico aos dos jornais e publicava, além de produção própria, tiras licenciadas pela King Features Syndicate. O primeiro número vendeu mais de 500.000 cópias.

 
 

15 de Fevereiro de 1936 – Na Sérvia (ex-Jugoslávia) nasceu uma publicação “Mikijeve Novine” (Jornal de Mickey) que incluía histórias Disney desenhadas nos Estados Unidos.

 

15 de Outubro de 1938 - “Mikijeve Novine” termina no número 64.

   

 
 

21 de Março de 1936 – Foi lançada uma outra revista Disney na Sérvia (ex-Jugoslávia) onde se misturavam produções próprias com tiras distribuídas pela King Features Syndicate. Recebeu o nome de “Mika Mis” (Rato Mickey).

 

4 de Abril de 1941 – Dois dias antes de as bombas alemãs começarem a cair em Belgrado foi editado o número 504 de “Mika Mis”.

 

8 de Outubro de 1941 – Editado o número 505 de “Mika Mis” que foi imediatamente proibido pelos alemães.

 
 

Dezembro de 1936 – Na Suíça (os personagens Disney, sendo produtos americanos, eram oficialmente indesejados na Alemanha daqueles dias...) foi publicada, pela editora Bollmann de Zurique, a única revista Disney em alemão que se conhece antes de 1939: “Micky Maus Zeitung”. Nesta data foi distribuído o número 0.

 

 

Setembro de 1937 - “Micky Maus Zeitung” termina a publicação no número 18, com uma interessante mensagem de despedida: «Quando este jornal chegar às vossas mãos, já estarei bem longe daqui. As crianças escandinavas também querem ter um jornal e convidaram-me para a festa de inauguração. Nesta viagem vou passar por todos os outros países de língua alemã e procurar novos amigos para que os muitos materiais gráficos do atelier do meu amigo Walt Disney consigam ainda maior divulgação, talvez numa edição semanal e mais completa do jornal. Espero consegui-lo apesar de as fronteiras estarem fechadas.» Chegou à Alemanha em 1951 (um pouco diferente, está bem de ver...) e ainda hoje se publica!

 

 

1937 – Na Suécia surgiu uma nova revista de seu nome “Musse Pigg Tidningen” (Revista do Rato Mickey). Supostamente publicava-se mensalmente mas só foram editadas 8 revistas em 1937 e 15 em 1938.

 
 

2 de Outubro de 1938 – Foi lançada “Paja Patak”(Donald Duck) na ex-Jugoslávia. Não incluía nem capas nem histórias da Disney, apenas uma face de Donald se encontrava na capa.

18 de Janeiro de 1939 – Foi posto à venda o último número (24) de “Paja Patak

 Paja Patak

 

23 de Fevereiro de 1939 - "Mikijevo Carstvo” (O Reino de Mickey ou O Império de Mickey) quarta publicação a ver a luz do dia na ex-Jugoslávia. Nunca teve capas com desenhos Disney e publicou apenas uma ou duas histórias Disney por edição, criadas por artistas locais.

 

9 de Abril de 1941 – Terminou "Mikijevo Carstvo”, com 217 edições realizadas.

 Mikijevo Carstvo

Nota: nesta parte do trabalho foi fundamental o artigo de Didier Ghez “A History of International Disney Magazines before the War”, complementado pela pesquisa no I.N.D.U.C.K.S.

Texto e pesquisa: Mario Leitão

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.