Os quadrinhos Disney chegaram à Turquia no início dos anos 1930 através de “Çocuk Sesi” e “Afacan”, ambas publicadas por Ülkü Yayinevi (Editora Ülkü). Esta editora foi pioneira na publicação de revistas infanto-juvenis na Turquia. Uma vez que “Afacan” tinha um tamanho de tablóide, 300x465mm e 4 páginas (que mais tarde passaram a 8), o seu preenchimento implicava a utilização de itens non-Disney em conjunto com as ilustrações de personagens Disney. Afacan é o nome do rapaz turco que aparece em várias desenhos junto do Mickey (aqui chamado Mikifare).
Imagem na capa de “Afacan” #1 (desenho de Cemal Görkey)
Logo a partir do primeiro número de “Afacan”, editado em 13 de outubro de 1932, foram publicadas tiras de Mickey desenhadas por Ub Iwerks, que haviam sido publicadas noos EUA cerca de dois anos e meio antes. As curiosidades relacionadas com esta publicação são o fato de os balões com os textos serem apagados e substituídos por legendas, bem como a remoção de um quadrinho de cada tira. Comparando as tiras com o original americano pode-se conformar a falta dos quadrinhos e, por vezes, a omissão de vários dias aparentemente devido a dificuldades de espaço.
Tira de “Afacan” #1 onde se nota a falta de um quadrinho
Mickey apareceu várias vezes nos 17 números da primeira série de “Afacan”, que terminou em 2 de fevereiro de 1933, desenhado por dois artistas turcos: Cemal Görkey e Ramiz Gökçe.
“Çocuk Sesi” iniciou a sua publicação em 1928 mas só em 1934, pelo número 251, publicou algum material Disney.
A segunda série de “Afacan” teve seu início em 1934. Publicou trabalhos de vários autores americanos mas é de destacar a utilização de muitos desenhos do britânico Wilfred Haughton. Publicou material que, na sua esmagadora maioria, era non-Disney. Tinha 16 páginas, que mais tarde passaram a 20, e 235x315mm.
No número 3, de 6 de dezembro de 1934, surge a primeira capa que se pode considerar completamente Disney. Mickey tocando tambor anunciando a chegada do mês sagrado do Ramadão.
Capas “Afacan” (2.ª série) #3, #134 e #204
Apesar de a Turquia se ter mantido neutral durante a guerra a economia sofreu alguns problemas pelo que foram sentidas faltas de papel. Assim, partir do número 251, de 7 de setembro de 1939, “Afacan” se combinou com “Çocuk Sesi”, gerando “Çocuk Sesi Afacan”. Esta publicação apresentava na capa os números de ambas revistas que lhe deram origem. Ainda se separaram mas a partir do número 289, de 31 de maio de 1940, juntaram-se novamente, mantendo apenas a numeração de “Afacan”. Esta série terminou no número 310 em 26 de outubro de 1940.
Ainda houve uma terceira série de “Afacan”, no ano de 1942. Foram publicados 10 números, com uma história que narra o retorno da Branca de Neve e do Príncipe, intitulada “Pamuk Prenses ile Sevimli Prens”, e várias outras non-Disney.
Em 1935 Ülkü começou a publicar “Miki Fare”, livros ilustrados com aventuras do Mickey. Foram 5 até ao ano de 1937.
Capa de “Miki Fare” #1
Também em 1935 editou 7 revistas com o título “Çocuk Sesi’nin Miki Fare Albümü” (Álbum do Mickey - Çocuk Sesi). Estas revistas apresentavam as tiras diárias de Floyd Gottfredson que haviam sido editadas nos álbuns Nerbini, na Itália. Não só as capas eram idênticas às italianas que lhes deram origem como, em alguns casos, os balões ficaram com algum texto em italiano.
Na contracapa foram publicadas tiras do Pato Donald, nomeado como Dab Dab. O Pato Donald mais tarde recebeu o nome de Vak Vak (Quac Quac), outras vezes foi Vak Vaka, nome que manteve até aos anos 1960 quando passou a ser chamado pelo seu nome original: Donald.
Capa “Çocuk Sesi’nin Miki Fare Albümü” #1
De quando em quando outras revistas do universo das Publicações Ülkü apresentaram tiras Disney ou gags do Donald, como por exemplo “Gelincik”, em 1936. De 1938 até 1940 também “Yavrutürk” publicou gags do Pato Donald.
Algumas piadas Disney foram apresentadas em “Asrin Çocugu” entre 1939 e 1940.
“Miki Fare”, do editor Mustafa Kiziltan, viu publicadas 10 edições entre 1937 e 1939.
A partir do final de 1945 surgiu “Sen Çocuk” onde a história de Pinóquio foi publicada em episódios. Os desenhos foram refeitos, adaptando a largura dos quadrinhos mas perdendo alguma da sua beleza original, o que pode ser verificado comparando a versão italiana com o resultado publicado na Turquia.
Versão turca de “Sen Çocuk” e versão italiana de “Topolino”
Esta técnica de refazer os quadrinhos, através de operações de decalque, foi usada de forma recorrente em várias publicações turcas ao longo dos anos. Os desenhos eram decalcados manualmente a partir dos originais, para cópias a preto, e a impressão fazia-se a partir desses desenhos, sem qualquer tipo de licenciamento por parte dos detentores dos direitos.
O proprietário de Çocuk Yayinlari (Publicações Çocuk), Hamid Sendur, foi um dos maiores utilizadores da técnica de decalque.
Entre as várias publicações de Çocuk Yayinlari contam-se “Çocuk Alemi”, “Armagan” (primeira e segunda série) e “Resimli Tomurcuk”, todas do início dos anos 1950.
“Resimli Tomurcuk” foi publicado entre 1952 e 1954 e incluiu histórias de Carl Barks, apresentadas sob a forma de episódios.
Em 1954 foi publicada a segunda série de “Armagan” cujas capas eram de artistas franceses (foram reproduzidas várias das capas de “Le Journal de Mickey”).
Capa #1
Estas revistas apresentavam alguns quadrinhos que complementavam os textos. A primeira revista totalmente de quadrinhos de Sendur foi “Çocuklara Armagan”, que exibia várias histórias de quadrinhos Disney. Foram publicados 48 números semanais entre 1953 e 1954. O material era decalcado de “Walt Disney's Comics & Stories” e, ocasionalmente, de material italiano publicado em “Topolino”.
Capa #48
Entre agosto de 1955 e março de 1956 foram publicados 32 números semanais de “Küçük Afacan”.
Capa #1
Nos anos 1960 o editor Sendur terá desaparecido do mercado.
“Milliyet”, em dezembro de 1955, era um dos jornais diários de maior circulação na Turquia e começou a publicar tiras diárias do Banzé. Foi provavelmente a primeira publicação Disney devidamente licenciada no país. A data do aparecimento da última tira naquele jornal foi em 2 de março de 1974.
Tira de 20/12/1955
Curiosidade: as tiras do Banzé começaram a ser publicadas na Turquia apenas mês e meio depois de se terem iniciado nos EUA. No entanto o filme “A Dama e o Vagabundo”, que precedeu o aparecimento do Banzé, estreou em 26 de dezembro de 1956 na Turquia. Um ano depois do início da publicação das tiras.
Também na revista dominical “Pazar”, a partir de 1956, foram publicadas histórias licenciadas de meia página com o Pato Donald.
½ página no #8 de “Pazar”
Capa #1 |
Em 1956 foram publicados 8 números de “Pinokio”. Continham várias histórias Disney obtidas por recurso à técnica de decalque. O editor, Nihat Özcan, aparentemente foi mais um que se dedicou a publicar material não licenciado. |
Capa #1 |
Do mesmo editor e também em 1956 ocorreu a publicação da primeira série de “Vak Vak Kardes”, que incluía várias histórias de Carl Barks e outros autores, obtidas por decalque. “Vak Vak Kardes” teve uma segunda série, constituída por 8 números, entre 1957 e 1958. Também em 1958 foram publicados 8 números de “Vak Vak Kardes Özel” (özel = especial). As capas destas revistas foram desenhadas por Yilmaz Bora, um artista turco, embora algumas possam ter sido obtidas por decalque. |
Capa #1 |
Capa #6 Nihat Özcan publicou, em 1957, 8 revistas com o título “Miki Maus” e “Pamuk Prenses” (Branca de Neve). Várias das histórias foram obtidas por decalque. |
Capa #289 |
“1001 Özel” foi uma revista de quadrinhos editada por Kemal Uzcan. Essencialmente non-Disney publicou em 1958 várias revistas com os subtítulos “Miki Fare” e “Vak Vak Kardes”. |
Capa #16 |
Em 1959 foram editados 16 números de “Tom ve Miki” (Mickey), uma revista de quadrinhos Disney, com histórias do Mickey, na sua maior parte de origem italiana. Pelo menos algumas histórias terão sido obtidas por decalque. |
Capa #1 |
Também em 1959 foram editados 6 números com o título “Bob Hop Top” (Donald), com histórias do Pato Donald e do Zorro. Pelo menos algumas histórias terão sido obtidas por decalque. |
Capa #1 Capa #96 |
Em 1961 foi publicado o número 0 da revista “Miki”, da qual saíram 204 números, entre 3 de janeiro de 1962 e 1 dezembro de 1965. A sua periodicidade era semanal e o editor foi Pulhan Yayinlari. A qualidade da revista era bastante melhor do que a das suas antecessoras e apresentava material italiano, as histórias de 10 páginas de Carl Barks publicadas em “Almanacco Topolino”, bem como algum material non-Disney de autores turcos, entre os quais Mistik (Mustafa Eremektar). Várias edições de “Miki” apresentaram capas que eram reproduções das de “Almanacco Topolino”. “Miki” chegou a oferecer como suplemento “Walt Disney Klasikleri”, edição turca do primeiro número de “I Classici di Walt Disney”, de Guido Martina. A alta qualidade que “Miki” apresentava tinha custos que as vendas não conseguiam cobrir. Assim, foram tomadas medidas para os limitar: primeiro através da redução do número de páginas e depois realizando a impressão apenas a preto. Não foram suficientes para evitar o fecho da revista. Mesmo assim, durante muitos anos, “Miki” foi a publicação Disney de vida mais longa na Turquia. “Miki” teve a particularidade ter licença da Walt Disney Productions para reproduzir os seus conteúdos. Até esta época quase todas as publicações turcas foram realizadas usando técnicas de decalque, sem autorização dos proprietários dos direitos de autor. Curiosidade: A capa do “Miki” número 96, de 1963, é, aparentemente, a única em todo o mundo onde Bongo surge sozinho. Bongo aparece nas capas de várias revistas mas sempre acompanhado de outros personagens. |
Capa #1 |
“Renkli Miki” teve o número 0 publicado em 23 de abril de 1966. Foram publicados mais 24 números até 11 outubro de 1966. Arkin Kitabevi obteve a licença da Disney e durante alguns meses publicou a revista. Também foi o responsável pela edição de vários livros ilustrados com personagens Disney. |
Capa #1 |
Nihat Özcan foi responsável, em 1966, por uma reedição do título “Pinokio” (num formato mais pequeno que o que havia publicado em 1956) e em 1967 por uma revista com o título “Bambi”. |
Capa #1 |
Hakki Bigeç, editor de Ancara, publicou de 20 de junho de 1970 até 1971 35 números de “Miki Maus”. Esta revista ficou conhecida pelas brilho de suas capas. Publicou essencialmente histórias italianas. |
Contracapa #253 de “Kizilmaske” |
Desde os anos 1960 até aos anos 1980, ao lado das publicações de material licenciado, sempre foi possível encontrar outro material Disney obtido por decalque, com o objetivo de preencher algum espaço em publicações non-Disney como “Red Kit” (Lucky Luke) e “Fatos” (Blondie). Entre 1968 e 1970 surgiram várias piadas do Pato Donald, a cores na contracapa de alguns números de “Bücür” (Astérix) Em 1978 “Kizilmaske” (a edição turca de Fantasma) e também “Mandrake” apresentaram material Disney na contracapa de algumas revistas. |
Capa #1 |
Tay Yayinlari foi na década de 1970 o editor líder na publicação de quadrinhos. Em 1979 iniciou a publicação de “Miki”, revista quinzenal, que trazia histórias curtas, a preto e em cores. Com o fecho desta revista, que aconteceu em 1981 no número 49, se iniciou um período de vários anos em que praticamente não houve publicação de quadrinhos Disney na Turquia. |
História publicada no #18 |
Depois de vários anos em que na Turquia quase não aconteceu a publicação de quadrinhos Disney Ana Yayincilik, em 1993, lançou uma revista semanal “Disney Dünyasi”, toda em cores e com histórias francesas, dinamarquesas, holandesas e brasileiras. Tinha 84 páginas e além dos quadrinhos apresentava diversas seções com programação da televisão, jogos, atividades e outras. O respetivo lançamento foi acompanhado por uma campanha de publicidade na televisão. O primeiro número vendeu 40.000 cópias e nos seguintes estabilizou nas 30.000 cópias por semana. Mais tarde Ana Yayincilik foi substituída por Dogan Yayincilik (Publicações Dogan). Saíram 18 números de “Disney Dünyasi” até 1995, quando foi substituída por “Donald Amca”. |
Capa #1-1997 |
O gigante turco dos mídia, Dogan Yayincilik (Publicações Dogan - Milliyet Media Group), obteve a licença para publicar material Disney e estabeleceu uma parceria com a Egmont (Dinamarca). Dogan Egmont Yayincilik iniciou em maio de 1995 a publicação de “Donald Amca” (que substituiu “Disney Dünyasi”) uma revista mensal que apresenta histórias de quadrinhos, jogos e páginas de actividades. Tem 30 páginas e as dimensões de 210x280mm. Baseado em sugestões fornecidas após uma pesquisa de mercado a editora passou a dirigir a revista a um público mais juvenil, reduzindo as páginas com quadrinhos e apresentando apenas histórias muito curtas. |
Capa “Mickey Mouse Album” |
Em junho de 1995 Dogan Egmont Yayincilik iniciou a publicação de uma revista mensal com 96 páginas e as dimensões de 130x181mm, com o título “Mickey Mouse”.
O conteúdo era constituído por histórias do Mickey de origem italiana e publicadas em “Topolino”, num conceito semelhante a “Le Journal de Mickey” incluía jogos, puzzles e artigos sobre ciência, tecnologia e natureza.
Foram publicadas 7 revistas. Em 1996 foi editado um livro de bolso, com 400 páginas, onde foram reunidos quatro números de “Mickey Mouse”. |
Capa #1 |
Dogan Egmont Yayincilik, em 1998, em homenagem aos 70 anos de Mickey publicou “Mickey Mouse Özel Albümü” (Álbum especial) ou “Mickey Mouse Dogum Günü Albümü” (Álbum de aniversário) com histórias longas. |
Capa #1 |
Dogan Egmont Yayincilik, em agosto 1999, publicou “Disney Manga” com roteiros de autores japoneses e desenhos de autores espanhóis. |
Capa #5 |
“Winnie the Pooh” é dirigida aos mais novos, com jogos, puzzles, desenhos para colorir. Publicada desde 2000, com 30 páginas e 210x300mm. |
Capa #5 |
“Disney Prenses” é dirigida a um público feminino, dedicada às Princesas Disney, apresenta histórias, jogos, puzzles e actividades. Publicada desde 2002, com 34 páginas e 210x300mm. |
Capa #12 |
“W.i.t.c.h.” tem como protagonistas as cinco moças de poderes especiais, Will, Irma, Taranee, Cornelia e Hay Lin, cujas aventuras também são publicadas na Turquia.
Dirigida a meninas dos 9 aos 15 anos. Publicada na Turquia desde 2003. |
http://coa.inducks.org/country.php?c=tr
http://www.geocities.ws/rick40s2002
http://www.geocities.ws/rick40s2005
http://www.wolfstad.com/dcw/turkey/
http://www.wolfstad.com/dcw/publishers/dogan-egmont-publications
http://kayaozkaracalar.blogspot.com
http://kayaozkaracalar2.blogspot.com
http://kayaozkaracalar3.blogspot.com
http://fumettidisney.splinder.com/archive/2010-05
Ao Prof. Dr. Kaya Özkaracalar apresento os devidos agradecimentos, pois para a execução deste artigo foram usadas informações constantes nos seus blogs e na página “Disney comics in Turkey”.
O Prof. Dr. Kaya Özkaracalar (da Faculdade de Comunicação da Universidade de Bahcesehir, na Turquia) é autor de vários blogs e com artigos publicados na revista Tomart’s Disneyana. Por outro lado, com o apelido KOz, tem indexado imensos registos no INDUCKS, referentes a revistas turcas, italianas, inglesas, americanas e de outros países.
As imagens apresentadas foram recolhidas no I.N.D.U.C.K.S., no site DCW - Disney Comics Worldwide e nos blogs do Prof. Dr. Kaya Özkaracalar.
Pesquisa: